Rafael,
O motivo da linha não “voltar” para o outro lado do eixo do gráfico , mesmo após seguidas inversões do leme , é de ordem inercial. Outra coisa importante que voce precisa saber sobre isso é que o PNA não entra nesse mérito, de explicar textualmente o comportamento dessa linha no gráfico, e por isso dificilmente o examinador vai se aventurar nessa seara.
Somente é possível entender o que ele quer dizer com “width of path” pelo gráfico. Sabemos pela teoria da curva de giro, que há um abatimento inicial para fora da curva quando um navio em trajetória retilínea carrega o leme. As invertidas de leme que se seguem não são capazes de compensar esse abatimento inicial , é isso que indica o gráfico, e o motivo disso está no equilibrio de forças inerciais e viscosas numa manobra de Zig-Zag. Voce não precisa entender esse processo que não está descrito no livro, e talvez isso nem seja uma regra exata, que certamente depende de calado, trim, e tantas outras variáveis, que talvez não seja possível afirmar que vai sempre acontecer daquele jeito com qualquer navio ( como é o caso da outra linha, que indica o ângulo de overshoot) .
Espero ter elucidado.
att,
Fabio