Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Questões de provas e dúvidas

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    • #1963
      benicio
      Participante

      Gostaria de saber, se está correto afimar que no método direto, é o propulsor que mantém o equilíbrio entre as forças transversais e longitudinais. Na apostila, página 56, está escrito com MÉTODO INDIRETO.

      Questões de provas antigas

      2008.49 – Porque as letras A e C estão corretas; E errada

      2011.6 – Qual a diferença da letra A para a E. Se puder, explicar o raciocínio

      2016.18 – Na apostila veio igual a 2006.8. Poderia transcrever a pergunta correta?

      Dúvida nas interações de um rebocador ultrapassando um navio

      Pode me explicar o raciocínio completo? Porque aumenta a velocidade quando proximo da popa do navio? e porque? De acordo com os slides, minha duvida é quanto a interação de forças nas posições 01,02, 04 e 05.

      Victor

    • #1966

      Benicio,

      Estou respondendo as questões de provas anteriores. Em relação às questões do material online, peço por gentileza, colocar o número dos slides para referência.

      2008.49
      Note que estamos falando de desvantagens no uso do cabo curto de reboque
      a) está correta pois quanto mais curto o cabo de reboque menor a absorção das forças dinâmicas e maior o pico suportado pelo cado (essa é de fato uma desvantagem)
      C) cabos curtos causam grande fricção no contato com as buzinas dos navios diminuindo a vida útil do cabo (essa é de fato uma desvantagem)
      e) cabos curtos trazem o rebocador e a descarga do propulsor para perto do navio, reduzindo o efeito da “puxada” (essa é de fato uma desvantagem)
      A alternativa incorreta é a “D”, pois neste caso, um cabo curto é uma vantagem!

      2011.6
      A e) é a correta pois em propulsores de passo fixo direito (rotação horária), o efeito lateral do propulsor quando indo a ré é jogar a “popa” para bombordo. Com um rebocador “convencional” atuando no costado de BB, a grande dificuldade dele seria manter-se perpendicular ao navio em função do avanço do mesmo, pois ele não tem propulsão transversal (correto?).
      O efeito de seu propulsor neste caso ajudará na manobra. Quando puxando o navio, dando máquinas atrás, a popa vai para bombordo ajudando a manter o rebocador perpendicular. Já quando dando máquinas avante para empurrar o navio, o efeito lateral do propulsor é muito reduzido pois ele é sobreposto pelo efeito do leme para boreste (descarga do propulsor).

      Abs.

      Renato

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