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- Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos atrás por rodrigop.
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21 de junho de 2014 às 11:52 #2038Rodrigo Lopes GaiaParticipante
Fabio,
BOM DIA!
O PNA, conforme tradução realizada no slide 29 afirma que a maquina a ré tem importância predominante ao parar o navio de velocidades moderadas, mesmo em navios pesados.
Isso não ocorreria somente em volocidades baixas, até 06 nós?
Obrigado!
Gaia
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22 de junho de 2014 às 23:41 #2040fabioMestre
Gaia,
Velocidades de 6 a 8 nós são consideradas “moderadas” pelo PNA. No porto de Santos e Rio, por exemplo, as velocidades máximas permitidas vão de 8 a 9 nós.
O que mais importa ai é entender porque a máquina atrás não influência muito em velocidades acima disso, onde o fator resistência hidrodinâmica do casco é preponderante.abs,
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23 de junho de 2014 às 13:53 #2043Rodrigo Lopes GaiaParticipante
valeu
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27 de julho de 2014 às 12:54 #2122Marcelo JaenschParticipante
Olá,
Na questão 41(controlabilidade/interação), existe a seguinte questão:
-Maneira prática de melhorar as qualidades de manobra do navio num canal é amarrar, com cabo de reboque, um rebocador na popa do navio.Ela é considerada verdadeira. Não seria correto afirmar que essa manobra é boa apenas para tornar o navio mais estável direcionalmente e pior para manobras?
Course Keeping vs Turning Ability
Obrigado!
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18 de agosto de 2014 às 13:59 #2205fabioMestre
Marcelo,
Voce tem razão. Vou reformular esta questão.
obrigado,
Fabio -
12 de setembro de 2014 às 09:11 #2271rodrigopParticipante
Bom dia Fábio,
Ainda relacionado ao tema ‘VELOCIDADE LIMITE’, os slides falam primeiro (sl19) que: “..até 6 nós não há vantagem do giro em relação ao crash stop..”, depois (sl23) que: “..o ruder cycling leva vantagem sobre o crash stop acima de 8 nós..”
Mesmo entendendo que, como você disse: “O que mais importa ai é entender porque a máquina atrás não influência muito em velocidades acima disso, onde o fator resistência hidrodinâmica do casco é preponderante.”, ainda fico em duvida; se o examinador me perguntar, capciosamente, qual a melhor manobra para parar um navio a 07nos, o que responderia??Att
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12 de setembro de 2014 às 19:08 #2282BooParticipante
Possivelmente ele falaria a respeito do espaço que o navio tem. Exemplo: se ele falasse que o navio estava em um canal estreito ou com a largura restrita, a melhor opção seria o rudder cycling, se ele falasse que não há restrição lateral a melhor opção seria o hard turn. Se ele nao falasse nada, ai eh prova da marinha mesmo que sempre deixa uma meia duzia de respostas possiveis =P
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13 de setembro de 2014 às 19:37 #2291rodrigopParticipante
ok boo, é por aí mesmo.
queria confirmar, como disse lá no outro post, q o texto uma hora usa 06kn como referencia, depois 08kn.. isso me deixou meio confuso.. ms certamente uma questão desse tipo será contextualizada.
abs
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