Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) capabilities an limitations II sl 18

Marcado: , , ,

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2097
      rodrigop
      Participante

      Boa tarde, fabio e renato,

      em relação à rebocadores empurrando no costado gostaria de saber se, perguntado diretamente ‘qual o melhor nessa posição?’, poderia dizer que são os ASD – reverse-tractor tug?? porque o que entendi da leitura do texto é que o fato dos tractor tugs serem melhores ou piores que os ASD – reverse-tractor tugs vai depender da relação entre os braços de alavanca (a:b ratio). Então qual o melhor rebocador nessa posição sempre vai “depender”??!

      Att.

    • #2098
      rodrigop
      Participante

      Só retificando, onde escrevi ‘melhor’, quis dizer ‘mais efetivo’

    • #2105
      rodrigop
      Participante

      vlw renato, respondido!

      abs.

    • #2100

      Olá Rodrigo,

      O livro diz que a efetividade do rebocador empurrando no costado depende “em grande parte” da relação (PT/CT) da distância propulsor -> ponto de reboque (PT) sobre centro de pressão-> ponto de reboque (CT). Com essa informação, poderíamos deduzir que o ASD/Reverse é mais efetivo que o tractor.

      O ponto é que o próprio livro coloca como “depende”, pois além da relação PT/CT, também são importantes os fatores: forma da carena, potência de máquina e desempenho do empuxo.
      Essa é a frase que vale para efeito de prova! A inferência acima (paragrafo anterior) é por nossa conta! Em uma prova, muito provavelmente a “Banca” vai prover as informações necessárias para que você responda a questão (como já aconteceu). Eles vão querer saber se você conhece a teoria geral.

      Sds.

      Renato

      • Esta resposta foi modificada 10 anos, 3 meses atrás por Sierra Pilots.
Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.