Home 2022 Fóruns PNA – Controlabilidade Control Surfaces – Duvidas Responder a: Control Surfaces – Duvidas

#2343
fabio
Mestre

Boo,

– Rn maior não significa resistência maior, significa apenas coeficiente de resistência menor. Neste caso, um leme com Rn maior pode ser um leme com comprimento maior, que como está descrito, estola em ângulos maiores.

– Sua frase relacionando lift com velocidade do navio está incorreta. Lift como força hidrodinâmica é proporcional ao quadrado da velocidade.

– Quando o casco ganha ângulo de ataque, o ângulo de ataque do leme de fato diminui, reduzindo o lift, até que se estabeleça um equilíbrio de forças e as acelerações angulares se anulem. A seção sobre curva de giro descreve bem este evento na fase 2 e 3 da curva.

– Seu último questionamento aponta uma contradição entre duas publicações, PNA e Miguens, que de fato existe e está bem anotada nos audios do Miguens. Sobre o motivo do diâmetro aumentar em velocidades maiores, o PNA cita dois : a onda que se forma na região da popa do navio, e a possível cavitação do leme nessas velocidades.

att,
Fabio

  • Esta resposta foi modificada 10 anos atrás por fabio.