Fabio,
Eu tive outra interpretação:
Copiando o que tem escrito no PNA:10.3 Stopping Distances. Stopping is a maneuver of
interest primarily from the point of view of avoiding collisions, rammings, and groundings. The distance in the original direction traveled by a ship in coming to a stop is called the head reach. Stopping tests of singlescrew ships indicate that from modest maneuvering speeds, head reach is approximately the same whether the stopping path is along a straight or curved trajectory (Chase, et al 1957).
Ao meu ver relendo na verdade temos 3 Termos- “Stopping Distance”, “Head Reach” e “Stopping Path”: PAra mim o Stopping Distance apesar do PNA nao definir explicitamente é a mesma coisa de Head reach. Agora pegando um gancho desse trecho do PNA quando o “Stopping Path” seria essa definição que você colocou como sendo Stopping distance. Para mim “Stopping Distance” = “Head reach” e “Stopping path” = Distância de parada é o comprimento da linha da trajetória do CG.
traduzindo o caminho de parada. Só que no final o PNA diz que o “Head reach” é aproximadamente o mesmo se o “Stopping path” é ao longo de uma trajetoria reta ou curvilea.
O que você acha?