Tem um exercicio no Slide 60 que diz “O chamado rebocador Multi-Tug é capaz de operar como um rebocador convencional de um eixo”. A resposta está como verdadeira.
Eu fiquei na dúvida, porque para mim seria Falso porque como o ASD é 2 azimutais como ele iria operar como um convencional de 1 eixo não faria sentido você usar um ASD com um dos propulsores parados e mesmo assim a posição dos propulsores seria deslocado da linha central longitudinal do navio.
Eu acho que estaria correto se fosse como um rebocador convencional de 2 eixos. Mesmo que o Tug não cite isso; Ele apenas diz que o ASD opera como um rebocador convencional quando usando o ponto de reboque proximo da meia-nau. Eu acho que realmente pode causar essa confusão.
Att,
Elton Barros
Este tópico foi modificado 9 anos, 11 meses atrás por elton.
“Ele (o livro) apenas diz que o ASD opera como um rebocador convencional quando usando o ponto de reboque proximo da meia-nau.”
Se uma pergunta dessa cair na prova, não se esqueça do que está escrito no livro. Eu marcaria verdadeira sem pestanejar.
Não resta dúvida que um rebocador ASD PODE operar como um convencional. É por isso que ele tem aquele guincho na meia nau. É uma frase genérica, simples e incontestável.
A resposta a sua questão depende do tipo de rebocador. Por exemplo:
– Um ASD, tem ponto de reboque a meia-nau e avante.
– Um convencional, somente a meia-nau. Mas pode possuir cabeço avante para amarração com mais de um cabo (tied-up/slash-up).
– Um Voith Schneider (trator) possui ponto de reboque a ré.
Etc.
Sds.
Renato
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