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- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 9 meses atrás por fabio.
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13 de janeiro de 2015 às 15:44 #2539PRATICO2017Participante
Boa tarde Fábio/Renato;
Estou com uma dúvida na parte de propulsores, mais especificamente na parte da teria da quantidade de movimento.
Eu acho que entendi, que um pouco antes do fluxo chegar ao disco atuador, ele tem um ganho de velocidade e após passar ele tem mais um ganho. Seria isto, não?
Após isto, na parte em que é incluído o movimento angular, seria correto eu falar que o propulsor tem uma perda de eficiência antes do fluxo chegar nele e uma perda maior após o fluxo passar por ele? Ou, é o fluxo que perde velocidade um pouco antes de passar e mais um pouco depois de passar pelo propulsor?
E, sendo assim, esta perda não se anularia com o ganho anterior do axial inflow factor?
Grato pela atenção.
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14 de janeiro de 2015 às 08:52 #2540fabioMestre
Felipe,
O ganho de velocidade ocorre metade antes, metade depois do disco atuador. Até aqui voce está indo bem.
Sobre a perda de rendimento por causa da velocidade angular, aí voce está misturando as coisas. Cuidado com isso, não se perca em idéias que não fazem parte do PNA. Velocidade angular e velocidade linear não se misturam na teoria. Velocidade angular nesse caso é energia jogada fora, só isso.
Outra coisa, não faz sentido falar em perda de rendimento antes e depois do disco. Rendimento não é uma grandeza vetorial como a velocidade. Rendimento é apenas uma fração matemática que indica quanto de energia foi desperdiçada.
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15 de janeiro de 2015 às 12:51 #2542ldegParticipante
Olá Fábio,
Estou com dúvida quanto à definição de coeficiente de carga do propulsor. O termo é muito citado mas não há uma explicação exata do que é.
Pelo que estudamos, um rebocador tem alto coeficiente de carga porque exerce um empuxo alto a pouquíssima velocidade ao contrário de uma lancha por exemplo.
Poderia explicar melhor com exemplos? Teria alguma relação com o área das pás e o empuxo que exerce?
Obrigado,
Leonardo -
21 de janeiro de 2015 às 09:50 #2544fabioMestre
Ideg,
Existem várias formulas matemáticas que definem o Coef. de carga. A mais complexa usa área, empuxo, densidade, velocidade. A mais simples explica a carga apenas em função das diferenças de velocidade do fluxo e do navio.
Na prática, quanto mais o hélice acelera o fluxo, maior o coef. de carga.
Com isso em mente, veja novamente os slides, os hotspot, escute os audios. Se ainda assim nao ficar claro, fique a vontade para perguntar novamente, pois o conceito é muito importante.
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