Home 2022 › Fóruns › Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) › Divergência entre TUP x Rebocador Portuário- Sobre Rebocador de Propulsão Mista
- Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 10 meses atrás por fabio.
-
AutorPosts
-
-
2 de fevereiro de 2015 às 13:54 #2550eltonParticipante
Bom dia Fábio,
– No livro rebocadores portuários na pág:18 e 19
Na figura.1.8 diz que “Rebocador de Propulsão Mista” ==> Propulsão principal convencional e propulsor azimutal na proa para aumentar a manobrabilidade.– No tug use in port na pagina 19 ele diz ==> “By Installing a conventional single screw tug with a 360° steerable Bow Thruster, also called azimuth bow thruster” . Tugs equipped with such a bow thruster are the so-called “Combi-Tugs”.
O que eu conclui foi que no Rebocador Portuário ele simplesmente diz: rebocador com propulsão convencional + azimutal na Proa e neste caso ( ele não diz que tem que ser de 1 hélice deixando margem para interpretar que não depende do números de hélices) sendo assim tanto um rebocador de 1 de 2 ou mais hélices com propulsão convencional com Azimutal na Proa é um Rebocador combinado.
No TUG use in Port: ele especifica que é um rebocador de 1 hélice + azimutal na proa (dando margem a entender que somente quando for de 1 hélice será combi tug).
Com isso em mente Se cair um afirmação assim: “Um rebocador combinado É UM rebocador com 2 hélices + propulsão azimutal a Vante ( de acordo com Rebocador Portuário e De acordo com TUG use) quais respostas que você acha que seria as corretas?
Ou uma afirmação desse tipo: “Um rebocador combinado pode ser um rebocador com 2 hélices + propulsão azimutal a Vante ( de acordo com Rebocador Portuário e De acordo com TUG use) quais respostas que você acha que seria as corretas?
- Este tópico foi modificado 9 anos, 10 meses atrás por elton.
-
3 de fevereiro de 2015 às 09:31 #2553Sierra PilotsMestre
Elton,
Na minha visão, NADA impede um combi tug de de possuir 2 hélices. Entretanto, não é o senso comum, pois o objetivo do azimuth bow thruster é sobrepor as deficiências do rebocador convencional single-screw (andar de lado, andar a ré, potência adicional, etc.). Um rebocador convencional de 2 hélices já faz muito disso sem ajuda externa!
Mas, mesmo usando sua frase retirada do livro Tug Use in Port, é possível interpretar separadamente:
1- “By Installing a conventional single screw tug with a 360° steerable Bow Thruster, also called azimuth bow thruster, these disadvantages can be overcome.”
2- “Tugs equipped with such a bow thruster are the so-called Combi-Tugs”
Veja que essa segunda frase funciona sozinha e fica mais genérica que a frase do “Rebocadores Portuários”.
Bom, em termos de prova, o importante é entender os conceitos e buscar capturar o que o AVALIADOR que ouvir. Logo, veja qual bibliografia a pergunta se refere e exerça seu melhor julgamento. Infelizmente, algumas vezes a resposta não é “binária”.
Sds.
Renato
-
4 de fevereiro de 2015 às 12:07 #2558fabioMestre
Elton,
Complementando, na prova eu arriscaria marcar que qualquer rebocador convencional (1 ou mais eixos) equipado com um bow thruster azimutal na proa é um Combi-Tug.
Este tipo de rebocador não existe no Brasil, portanto não espere muita criatividade dos avaliadores.
Fabio
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.