Home 2022 Fóruns Meteorologia Integrada Diversas dúvidas de Meteorologia e Ondas Responder a: Diversas dúvidas de Meteorologia e Ondas

#2770
fabio
Mestre

Dúvida 9) O material possui o seguinte ensinamento relacionado a interpretação meteorológica: “Um sistema frontal apresenta uma depressão junto à frente e dois anticiclones (um da massa quente e outro da massa fria). A diferença de pressão entre os anticiclones é que determina a velocidade de deslocamento da massa fria. Dúvidas (i) um sistema frontal seria uma frente (quente ou fria)? (ii) o que seria uma depressão junto à frente? (iii) o correto seria mencionar um ciclone (frente quente) e um anticiclone (frente fria)?

i) Sistema frontal é uma frente qualquer, lembrando que toda frente fria tem uma frente quente associada do outro lado do centro de baixa pressão (depressão). No caso das frente no Brasil, a fria fica à NW , e a quente fica a SE do centro de baixa pressão.

ii) todas as frentes estão associadas a um centro da baixa pressão (ou depressão), em torno do qual elas giram em sentido horário no hemisfério sul. Veja figura anexa tirada do livro na pg 132.

iii) Não, ciclone é uma coisa, anticiclone é outra, e frente é outra. Andam juntos. Se voce der um “zoom out” no mapa sinótico, verá que tem anticiclones por perto da depressão, é uma analogia com as ondas na superfície do mar, por isso também chamam de cavado e crista, pra ter uma perturbação tem que haver cavados e cristas (se alguém sobe, outro alguém tem que descer). O que o autor quis dizer é mais uma redundância, pois sempre é a diferença de pressão que determina a velocidade dos ventos, que por sua vez empurram as frentes.

Attachments:
You must be logged in to view attached files.