Olá Paulo,
Quando analisamos o Coeficiente de Resistência Total (Ct), realmente ficamos com a impressão que existe uma queda na resistência a baixos FNs.
1) Primeiramente, entendamos que o Ct é a combinação do coef. friccional (Cf) com o coef. de ondas (Cw). Veja separadamente nos gráficos de Cf e Cw que a causa dessa queda é o Cf que tem tendência de redução com o aumento da velocidade (neste caso Rn). Já o Cw varia para cima e para baixo, dependente dos reinforcements and cancellations e da combinação dos efeitos das ondas transversais e divergentes.
Em resumo, o Ct realmente regride a baixos níveis de Fn em função do componente Cf.
2) Entretanto, não é porque o Ct regride que a Rt regride. O coeficiente é um valor importante na fórmula de resistência mas a velocidade (aprox. elevada ao quadrado) é dominante. Isso é visto na figura 53 (Rt), independente inclusive da profundidade.
Sds.
Renato
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Esta resposta foi modificada 9 anos, 4 meses atrás por Sierra Pilots.
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