Home 2022 › Fóruns › Bridge Team Management / ECDIS › Head Mark
Marcado: Agulha, Course, Head mark, marcação de proa, Norte Magnético, Norte Verdadeiro
- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 4 meses atrás por Rodolfohern.
-
AutorPosts
-
-
17 de maio de 2015 às 20:51 #2852RodolfohernParticipante
Segundo o material consta o seguinte ensinamento sobre Head Mark: “Uma marca de proa só pode ser monitorada uma uma marcação da agulha (referência norte), pois marcações relativas (referência o navio) podem ser perigosas (um navio pode girar ao redor de um ponto observável com a mesma marcação relativa)”. Não entendi o perigo das marcações relativas, como um navio pode girar ao redor de um ponto observável com a mesma marcação relativa?
-
18 de maio de 2015 às 10:07 #2853Sierra PilotsMestre
Olá Rodolfo,
Uma marcação relativa é uma marcação relativa à proa de nossa embarcação. Ela pode ser relativa (360 graus em relação à proa) ou polar (180 graus para boreste ou bombordo).
Imagine um navio fazendo uma círculo ou curva de giro, marcando o centro do círculo a 90o. A partir daí fica fácil imaginar ele girando e mantendo a marcação a 90o enquanto percorre todo o perímetro do círculo.
Att.
-
18 de maio de 2015 às 20:40 #2856RodolfohernParticipante
(i) Você diz pelo fato de estar em constante mudança? Vamos pegar o seu exemplo: navio em rumo verdadeiro de 340 graus e head mark a 5 graus verdadeiro (ou 25 graus BE). Ao iniciar uma guinada a BE ou BB com marcação a 90 graus, consequentemente, a head mark por marcação relativa irá alterar, o que dificulta o monitoramento constantemente. Enquanto por marcação verdadeira continua a 5 graus. É isso?
(ii) Por que o texto diz marcação por agulha (referência o norte)? Está falando do norte da agulha, do norte verdadeiro ou magnético?
(iii) Uma dúvida pontual, as marcações e rumos na carta e no radar (modo North Up e Relative Motion com o navio no centro) são todas verdadeiras. Qual a utilidade para um prático ter uma giro magnética no navio e saber fazer as conversões de marcações e rumos (magnético e/ou da agulha para verdadeira)? Por algum momento ele chega a trabalhar com marcações e rumos magnéticos e da agulha ou a giro serve mesmo só como uma backup?
-
19 de maio de 2015 às 11:40 #2857Sierra PilotsMestre
i) Aqui houve uma mistura de conceitos: rumo (course), marcação (bearing) e head mark.
– Rumo é algo mais complexo e representa a trajetória do navio. O navio pode estar no rumo certo mas com a proa apontando alguns graus para BE/BB. Esta diferença é a deriva.
– Marcação é referente a algum ponto conspícuo em relação ao Norte (magnético ou verdadeiro). Entretanto, ela (marcação) muda em relação ao observador (se movendo).
– Marcação Relativa (e Polar) é referente a algum ponto conspícuo em relação à Proa do Navio.
– Head Mark (marca de proa ou fixar a proa) é uma marcação (pode ser em relação ao Norte ou à proa do navio) utilizada para guiar o navio em determinada derrota.
O texto enfatiza simplesmente que você deve usar a marcação da agulha (magnética ou giro) e não a marcação relativa/polar (baseada na proa no navio) para estabelecer Head Marks, pois é possível circundar um objeto com a marcação relativa/polar não variando (exemplo que dei na resposta anterior).ii) Tanto faz o Norte, o importante é que o Norte é fixo e se você está marcando um objeto baseado no Norte (magnético ou verdadeiro, e não na proa da embarcação) e esta marcação não está variando, você está seguindo uma trajetória definida (que é o propósito do Head Mark).
iii) A agulha magnética hoje em dia serve de backup da agulha giroscópica. Lembre-se que a agulha magnética é mais simples e não é dependente de nada no navio. Já a agulha giroscópica é mais complexa e, portanto, pode apresentar problemas com mais frequencia.
Sds.
- Esta resposta foi modificada 9 anos, 4 meses atrás por Sierra Pilots.
- Esta resposta foi modificada 9 anos, 4 meses atrás por Sierra Pilots.
- Esta resposta foi modificada 9 anos, 4 meses atrás por Sierra Pilots.
-
7 de junho de 2015 às 21:13 #2882RodolfohernParticipante
Ok. Obrigado pelos esclarecimentos.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.