Home 2022 Fóruns PNA – Controlabilidade Interacao – Exemplo

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    • #2861
      Boo
      Participante

      Boa noite, meus nobres.

      Estava assistindo uns videos no youtube e me deparei com o video abaixo:

      Seria esse um exemplo do “traping” devido à interação?

      Acredito que por algum motivo (possivelmente erro humano) o pessoal do rebocador deixou ele cair à ré ficando na danger zone do submarino. Como o helice acelera o fluxo na alheta/popa, consequentemente diminuindo a pressão, acaba causando atração entre as embarcações.

      No desespero o mestre do rebocador deve ter colocado maquina full ahead (dá pra ver muita fumaça saindo do rebocador) sem sucesso. Com a maquina full ahead o rebocador foi jogando ainda mais pra cima do submarino e consequentemente afundando a popa do rebocador que acabou afundando.

      Estou certo ou estou passando longe dos conceitos aprendidos?

      Abs

    • #2862
      fabio
      Mestre

      Boo,

      A impressão que eu tenho é que o rebocador bateu com o seu hélice na parte submersa do casco do submarino, arrebentou o mancal do seu eixo, fez água na praça de máquinas , e afundou.

      O submarino estava o tempo todo com leme todo a BE e máquina adiante pra tentar afastar a popa do rebocador, mas a interação hidrodinâmica não permitiu. O rebocador estava fumaçando, mas nao ví sinal de descarga do hélice dele, portanto ou estava com máquina atrás pra se afastar, ou perdeu o hélice no abalroamento.

      abs,

    • #2863

      Muito difícil a análise mas parece realmente avaria, pois quando o rebocador atravessa a corrente, a tendência seria ele emborcar no sentido inverso ao que aconteceu pois o fluxo estaria forçando a parte submersa (carena) do rebocador.

      Vale ressaltar que o submarino aumentando potência avante só piorou a interação.

      Sds.

      Renato

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