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- Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por Rodolfohern.
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27 de maio de 2015 às 23:53 #2867RodolfohernParticipante
(i) Numa mesma condição de leme, máquina e velocidade posso afirmar que um navio com estabilidade positiva corrige o ROT de maneira mais rápida que o navio com estabilidade negativa?
(ii) Caso positivo, então posso afirmar que o navio com estabilidade positiva tem uma capacidade maior e, consequentemente menor tempo, para guinar (atingir um determinado ângulo de deriva) ou para corrigir a proa do que comparado a um navio de baixa estabilidade?
(iii) No fim estabilidade negativa quer dizer que, mantendo as mesas condições de máquina e velocidade, o navio precisa de mais leme pra realizar o mesmo efeito que um navio com estabilidade positiva?
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28 de maio de 2015 às 07:54 #2870fabioMestre
I) establidade dinâmica significa que o navio retoma o movimento retilíneo uniforme quando cessados as forças de desequilíbrio externas, tais como vento, leme, corrente. Creio que por estabilidade negativa voce esteja se referindo a um navio sem estabilidade, e esse tipo de navio simplesmente não corrige o RoT, por definição. Outro ponto importante é que estabilidade não depende de velocidade.
II) não necessariamente. isso depende também do tamanho do leme. veja os parâmetros K e T do prof Nomoto.
III) Um navio com estabilidade não precisa de leme para zerar o RoT, porém precisa de mais leme para ganhar RoT se comparado a um navio instável.
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28 de maio de 2015 às 20:35 #2872RodolfohernParticipante
Obrigado Fábio, mas só pra reforçar o conceito.
(iv) Entendi que um navio pode apresentar estabilidade negativa, positiva ou neutra em função dos 6 fatores citados no slide seguinte: trim, etc. E que esta característica se limita a dizer simplesmente sobre a tendência de correção ou não do RoT ao eliminarmos as forças externas. Está correto meu entendimento?
(v) Vamos comparar dois navios, o primeiro com estabilidade positiva (estável) e o segundo com negativa (instável).
Numa situação de mesma condição de fatores externos (vento, corrente, mesmo tamanho de leme), de máquina (avante) e rumo, ao definirmos uma guinada a BE, qual dos dois navios “responde” mais rápido? Ou seja, qual navio atinge um determinado RoT e ângulo de deriva maior em menos tempo?
(vi) Espero que me diga que é o navio com estabilidade negativa (instável), como percebi pela resposta do item (iii).
Mas caso seja esta mesma a resposta, então isto contradiz 2 pontos do material, são eles:
– No slide com a animação em que diz: “navio abicado terá estabilidade negativa, ou seja, será necessário mais tempo que o usual para iniciar uma guinada e maiores ângulos de leme por mais tempo para quebrá-la”.
– No slide que tem a figura do RoT: “Mais leme por mais tempo é necessário para quebrar uma guinada do que para inicia-la”.
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