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Marcado: altura metacentrica, estabilidade estática, GM
- Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 6 meses atrás por Sierra Pilots.
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7 de junho de 2015 às 22:15 #2886RodolfohernParticipante
Olá Fábio/Renato
No material consta a seguinte citação: “Graneleiros e navios –tanque, normalmente tem algo Cb, pouca potência e maior estabilidade (GM > que 3 pés). São mais prováveis de terem Trim pela proa e aceleram mais devagar”.
(i) Como é possível o navio ter grande Cb e apresentar maior estabilidade? Conforme vimos anteriormente no material, a estabilidade direcional é inversamente proporcional ao Cb.
(ii) Sendo que os graneleiros e navios-tanque possuem maior estabilidade como é possível o trim pela proa? Como já vimos é o trim pela popa proporciona maior estabilidade.
Em suma, o fato de possuir estabilidade não condiz com maior Cb e trim pela proa.
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8 de junho de 2015 às 17:44 #2901Sierra PilotsMestre
Olá Rodolfo,
A estabilidade que o material se refere não é estabilidade direcional e sim estabilidade estática do navio (flutuação). Esta estabilidade é aquela que faz o navio retornar à sua posição de equilíbrio quando ele executa um balanço lateral (roll), por exemplo.
Quando mais o centro de gravidade estiver baixo, melhor!
Veja em Arte Naval o assunto estabilidade estática e altura metacêntrica ou leia em http://en.wikipedia.org/wiki/Metacentric_height
Sds.
Renato
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8 de junho de 2015 às 22:39 #2903RodolfohernParticipante
Ok. Obrigado pelos esclarecimentos.
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9 de junho de 2015 às 23:31 #2922RodolfohernParticipante
Renato, quando autor cita que “navios de formas finas” tendem a ser estáveis, ele se refere ao baixo CB?
Acredito que não, pois Cb é uma relação de Vol. Carena/Vol. Paralelepípedo submerso. Mas gostaria de confirmar com você. O que acha? -
10 de junho de 2015 às 10:22 #2929Sierra PilotsMestre
Boa pergunta Rodolfo!
Sim, Cb é a relação do deslocamento pelo volume do paralelepípedo submerso.
Quando se fala em navio afilado para efeitos de estabilidade, refere-se a navios compridos e finos (alto L/B). A confusão acontece, pois estes navios (ex: contaneiros), tem proa afilada e baixo Cb também. É Quase sempre uma coincidência no mundo dos mercantes. Entretanto, se pensarmos num veleiro, podemos ter um Cb baixo, mais uma relação L/B também baixa.
Sds.
Renato
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14 de junho de 2015 às 16:11 #2948RodolfohernParticipante
Obrigado pelos esclarecimentos.
Ainda sobre sobre o tema Cb.
No slide 2.11 diz que navios com grande Cb tendem a ser instáveis (em termos de estabilidade dinâmica e em águas parelhas). Contudo, como já mencionado na pergunta a cima o slide 2.21 navios graneleiros e tanques, ou seja, com grande Cb tendem a ser mais estáveis (em termos de estabilidade estática).Qual a diferença de uma citação para a outra?
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14 de junho de 2015 às 16:19 #2949RodolfohernParticipante
Renato, a estabilidade estática já ficou claro com sua explicação acima. A dúvida está na citação de grande Cb tendem a ser instáveis (estabilidade dinâmica), parece contradizer.
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15 de junho de 2015 às 17:12 #2951Sierra PilotsMestre
Rodolfo,
Estabilidade direcional (voltar à linha reta quando leme colocado a meio) é o que falta aos navios com grande Cb. Entretanto, como possuem alto GM e centro de gravidade baixo, possuem boa estabilidade estática (voltar à condição inicial quando inclinados lateralmente por quaisquer razões. Ex: ondas).
Em resumo, são definições bem diferentes.
Renato
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