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Marcado: FAQ, LDP, Margin of Safety, Miguens, UKC
- Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por fabiocduarte.
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15 de dezembro de 2015 às 09:20 #3224dex_Participante
“Marcação de segurança: tangente ao limite da área perigosa, traçada a partir de um ponto de referência em terra, cuja direção é determinada do largo para terra.”
Primeiro ponto: ponto de referência em Terra.
Segundo ponto: limite da área perigosa.Acho que o que está me confundindo é pensar que dois pontos vão determinar uma única reta, que já tem direção definida.
Então não estou conseguindo entender o que significa dizer que a direção é determinada do largo para terra. E que a recíproca não é válida.Pode me explicar esse processo por favor?
Obrigado.
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15 de dezembro de 2015 às 15:12 #3227Sierra PilotsMestre
A marcação de segurança visa evitar que o navio entre em uma “área perigosa” para navegação.
O exemplo dado no próprio material (em anexo) demonstra isso.
A marcação (azimute) que tangencia o perigo é estabelecida do largo (mar) para terra pois a marcação que o navio tomará segue a mesma lógica.
Se estabelecemos uma marcação verdadeira de segurança de 10o do farol (exemplo dado), o navio poderá tomar marcações do farol ao longo da derrota e perceber que está caminhando para uma área perigosa toda vez que a mesma for menor que 10o.
Sds.
Renato
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13 de maio de 2016 às 10:43 #3642lucasvap02Participante
Olá,
Estou com uma dúvida quanto a lazeira mínima permitida abaixo da quilha. Segundo o Miguens Cap 7 (LDP), a desejada é de no mínimo 2 metros. Assistindo a um vídeo, o professor Anselmo do CPM comenta que a mínima aceitável é de 1.8 metros. Procurei no Miguens e não encontrei essa informação.
Sds,
Lucas
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19 de maio de 2016 às 09:16 #3648Sierra PilotsMestre
Olá Lucas,
Vamos sempre nos fundamentar na bibliografia e não naquilo que “alguém” disse, ok?
O Miguens no cap 7 fala em 2 metros ou 15% do calado para traçar linhas de segurança em zonas perigosas.
“Quando se ilumina uma Carta, traçando-se os contornos das áreas perigosas, dois são os critérios que podem ser adotados: o critério das profundidades e o critério da distância ao perigo mais próximo. Utilizando-se o critério das profundidades, traçar-se-á a linha de perigo em torno da área perigosa com base numa profundidade igual ao calado do navio mais 2 metros (ou mais 15% do calado do navio, quando esta percentagem for maior que 2 metros). Esta é a lazeira mínima de água que desejamos ter abaixo da quilha quando navegando no local.“
Veja que isso não é uma restrição a lazeira mínima em qualquer situação. O ultimo parágrafo deixa isso claro: é o que queremos NESTE LOCAL!
Se olharmos o livro Bridge Team Management, teremos ideias um pouco diferentes. Ele fala em 20% de calado para a Margin of Safety.
As perguntas em prova tipicamente vão apontar a bibliografia a que se referem. Logo, aprenda desde já a lidar com as diferenças entre publicações.
Sds e bons estudos!
Renato
- Esta resposta foi modificada 8 anos, 5 meses atrás por Sierra Pilots.
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1 de junho de 2016 às 21:12 #3866fabiocduarteParticipante
Boa noite!
No próprio Miguens, quando fala de fundeio de precisão o valor citado para a linha de perigo é de calado mais 6 pés (ou aproximadamente 1,8 metros). Ou seja, na mesma publicação, temos duas margens distintas para linhas de perigo.
Abs.
Fábio Duarte
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