Lendo o Shiphandling for the mariner e fazendo exercícios do Quiz Engine (Shiphandling básico) percebi que PNA e o Shiphandling for the mariner divergem a respeito do efeito de águas rasas sobre a taxa de giro.
Enquanto o Shiphandling diz que redução de profundidade da água praticamente não afeta a taxa de giro, o PNA diz que afeta significativamente, inclusive atribuindo a este efeito (redução da taxa de giro) o aumento do diâmetro de giro.
Vejam só:
– Shiphandling (pág. 10): “…for practical purposes the rate of turn is about the same whether maneuvering in shallow or deep water…”,
– PNA (Vol. III, págs. 280-281): “Taking angular velocity (o que é equivalente a rate of turn) in deep water as 100 percent , the shallow water are generally:
…
(b) In water depth 1.25 times ship draft, 50 to 60 percent (that is, roughly 60 to 100 percent in turning diameter).
Minha dúvida é: existe o risco de o examinador perguntar se profundidade afeta o raio de giro sem informar a fonte em que devemos nos basear? Se isso acontecer, o que se deve responder?