Home 2022 › Fóruns › Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT › Quiz engine – cruzamento com outro navio em canal
- Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 10 meses atrás por wtlcampo.
-
AutorPosts
-
-
12 de fevereiro de 2016 às 14:26 #3323wtlcampoParticipante
Boa tarde, fiquei com dúvida em alternativa da questão abaixo.
Navegando rio abaixo num canal estreito o prático Resende combina um cruzamento normal, com intenção de deixar o navio que sobe o rio pelo seu BB…O cruzamento deve ocorrer nos próximos 5 minutos. Assinale a opção INCORRETA sobre o que Resende deve fazer, se caso o navio em que ele navega se aproximar muito d banco na margem, e iniciar uma guinada que tende a atravessá-lo no canal….
(a) Procurar acertar o rumo para navegar paralelo e mais próximo da margem de BE do canal
(b) …
(c) …
(d) Manter a velocidade enquanto controla com o leme apenas a proa do navio
(e) …Não resta dúvida que a alternativa (a) está incorreta, o que, aliás, é que diz o gabarito da questão. Como explicado no livro, não é possível se manter paralelo à margem quando se navega próximo a ela. Quando navegando próximo à margem (em situações que não possa ficar no meio do canal) o navegador deve “keep the ship headed at some small angle away from the bank”.
Minha dúvida é se a alternativa (d) não estaria errada também (na prova marcaria a (a), por ser mais explicitamente errada, mas como estou estudando acho que vale a pergunta).
Acredito que o leme nesta situação não seja usado para controlar apenas a proa, como diz a alternativa. Na verdade, me parece que a o autor está sempre preocupado em não deixar a popa se aproximar demais da margem (afinal é a popa que é atraída para a margem), de tal forma que o leme estaria o tempo sendo usado para controlar o que acontece tanto com a proa quanto com a popa (acho que até com mais ênfase na popa).
Por exemplo, o livro recomenda, num primeiro momento, deixar a proa do navio cair alguns graus para o centro mantendo algum leme em direção à margem e acelerar o motor para aumentar eficácia do leme. Entendo que a recomendação para colocar leme em direção à margem e aumentar giro do motor seja para “empurrar” a popa em direção ao centro do canal, contrabalanceando, desta forma, a atração da popa para a margem por efeito Bernoulli e evitando contato da popa com a margem. O leme definitivamente está sendo usado para controlar a popa e não somente a proa, diferentemente do que diz a alternativa (d).
Agradeceria se pudessem comentar.
-
16 de fevereiro de 2016 às 01:32 #3327fabioMestre
O livro fala em manter um rumo ligeiramente inclinado, se afastando da margem. Bem, o navio nao vai chegar a se afastar, pois está sendo sugado o tempo todo, mas o ângulo deve ser tal que compense exatamente a força de atração do banco, e a resultante seja nula no sentido transversal.
Posto isso, a resposta para sua pergunta : a unica forma de controlar este ângulo é usando o leme. O navio num canal está em equilíbrio instável, o leme tem que ser constantemente acionado para manter a proa.
-
16 de fevereiro de 2016 às 09:26 #3329wtlcampoParticipante
Obrigado pela resposta. Lendo de novo a alternativa caiu a ficha. Estava lendo proa e entendendo parte dianteira do navio. Então estava achando estranho: ora, o leme controla tanto o movimento da proa quanto a popa, e não só da proa…Como pode o leme só controlar a proa?…
Mas agora vi que proa na alternativa (d) tem sentido de “heading” e não de parte dianteira do navio, de modo que ela certamente está correta.
Desculpe-me pela confusão.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.