Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) tipo de berço e influência no bollard pull

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    • #3497
      eduardomelnik
      Participante

      Uma questão do Quiz dá por verdadeira a afirmação “O tipo de berço pouco influencia na determinação do BP”
      O livro, na pg 74, diz que o tipo de berço influencia a velocidade de aproximação, e apresenta duas fórmulas para cálculo da força dos rebocadores em função do tipo de berço, velocidade inicial de aproximação e distância de parada.
      Consideraram que não se deve mexer no BP, calculá-lo independentemente do tipo de berço, e então determinar a velocidade ideal ou máxima de aproximação, é isso?

    • #3543
      fabio
      Mestre

      Eduardo,
      Nao achei isso no quiz engine. Isso estaria no módulo didático “Tug use in Port”?

      A meu a resposta está errada, e precisa ser corrigida. O instrutor de Tug use está embarcado e não pode responder suas dúvidas ainda.

    • #3576

      Eduardo,

      A questão está incorreta no material.

      O tipo de berço influencia a velocidade lateral de aproximação que, por sua vez, influencia no BP necessário para parar o navio lateralmente.

      Sds.

      Renato

    • #3586
      eduardomelnik
      Participante

      Oi Fábio e Renato.
      Sim, vi a questão no material do TUP, achei que todas elas saiam do Quiz Engine.
      Aí vai ela em anexo

      • Esta resposta foi modificada 8 anos, 6 meses atrás por eduardomelnik.
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    • #3631
      rbdias
      Participante

      Renato,
      Apenas para validar o meu entendimento.
      Você poderia usar um exemplo de casos que a velocidade faz com que mude o BP e como isso apareceria calculo do BP.
      Obrigado

    • #3632

      “O tipo de berço influencia a velocidade lateral de aproximação que, por sua vez, influencia no BP necessário para parar o navio lateralmente”

      Essa minha frase advém das equações que o livro apresenta na pag 74:

      Para berços abertos: 0.09 do Deslocamento x Velocidade ao Quadrado / Distância do Berço

      Para berços sólidos: 0.07 do Deslocamento x Velocidade ao Quadrado / Distância do Berço

      Refraseando: o “tipo de berço”, a “velocidade de aproximação”, a “distância do berço” e o “deslocamento do navio” determinarão o o bollard pull (BP)necessário para parar o navio de maneira segura.

      A minha frase acima passou a impressão de uma relação de causa linear entre tipo de berço -> velocidade lateral do navio -> BP. Na verdade a relação é bem mais complexa e não linear. Simplesmente, queremos calcular o BP do rebocador e devemos levar em consideração as outras variáveis influentes (tipo de berço, distancia lateral do berço, velocidade lateral e deslocamento do navio).

      Sds.

      Renato

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