Home 2022 › Fóruns › Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT › ARTE NAVAL – CAPÍTULO 12 (atracar com maré parada)
Marcado: arte naval, atracacao por boreste
- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 4 meses atrás por fabio.
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5 de junho de 2017 às 22:10 #4706wtlcampoParticipante
Fiquei com dúvida de trecho do item 12.27 – Atracar com maré parada
Reprodução do trecho:
….
Navio de um hélice, atracando por BE: se o navio de um hélice tem que
atracar por BE, deve se aproximar paralelamente ao cais, a pouca distância dele (se
houver espaço para isso), e com pequeno seguimento. Ao chegar à posição, põe-se
o leme a BB e dá-se atrás com a máquina a toda força; o navio deve parar no mesmo
lugar.
Se não houver espaço para se aproximar paralelamente e a pouca distância
do cais, a manobra deve ser feita com auxílio de espias. Por exemplo, pode-se dar
uma espia pela alheta e dar umas palhetadas em marcha AV, COM O LEME BE, para
que a corrente de descarga do hélice se exerça sobre ele. Nesta manobra, deve-se
ter cuidado com a espia, que deve ser dobrada pelo seio.Dúvida:
Parece-me que o correto no parágrafo acima seria COM LEME BB. Com o leme a BE e com palhetadas em marcha AV, a popa tenderia a ir para a BB, e o que se quer é levá-la para BE para encostá-la no cais. Além disso com leme a BE, o leme faria força para BB enquanto a espia na alheta faria força para BB, ou seja espia e leme ficariam brigando, o que, parece-me, não ajudaria em nada na manobra.O que acham?
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7 de junho de 2017 às 09:35 #4709fabioMestre
William,
O lema à BE e palhetadas avante servem pra fazer entrar a proa para o cais nesse caso. Para entrar a popa ele já tem a espia.
O cap 12 do Arte Naval foi escrito 50 anos atrás, por um prático do RJ, quando os navios eram 50 vezes menores do que são hoje. Voce pode afirmar que as manobras lá descritas já caíram em desuso, mas todas elas fazem sentido.
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7 de junho de 2017 às 22:42 #4712wtlcampoParticipante
Legal. Agora acho que ficou claro.
Estava imaginando que a proa já estava junto ao cais e se estava dando leme para a BE ao mesmo tempo que a popa era puxada pela espia para BB, o que não faria sentido (espia estaria brigando com o leme). Por isso imaginei o leme para BB para ajudar o esforço que se fazia na espia.
Mas não era isso. Lendo a sua explicação e o texto do AN novamente entendi o seguinte: O navio estava paralelo ao cais mas ainda um pouco afastado. Então para aproximar a proa dá-se leme para BE e palhetadas com o motor (nesta hora ainda não se está fazendo força na espia à ré). Uma vez que a proa esteja junto ao cais, puxa-se a popa em direção ao cais pela espia para finalizar a atracação.
Obrigado!
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7 de junho de 2017 às 22:45 #4713wtlcampoParticipante
Pequena correção no que escrevia acima: …ao mesmo tempo que a popa era puxada pela espia para BE, ao invés de BB.
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8 de junho de 2017 às 11:18 #4715fabioMestre
exatamente!
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