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Marcado: Águas rasas, curva de giro, PNA, Resistência, Tug Use in Port
- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 11 meses atrás por Gustavo Santos.
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24 de outubro de 2017 às 16:22 #4921Gustavo SantosParticipante
Tanto o PNA quanto SQUAT afirmam que há AUMENTO DE RESISTÊNCIA em ÁGUAS RASAS, devido a redução do UKC e consequente diminuição de pressão embaixo do navio.
Sendo assim, numa parada em águas rasas, por que o navio carrega seu seguimento por mais tempo, ou então faz uma curva de giro com diâmetro maior? Estas não seriam características de uma REDUÇÃO de resistência, ao invés de aumento?
Obrigado.
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25 de outubro de 2017 às 13:33 #4922Sierra PilotsMestre
Olá,
Sua lógica quanto ao aumento da resistência ao avanço em águas rasas está correta.
Menos espaço para fluxo da água -> maior velocidade do fluxo -> menor resistência -> afundamento -> maior resistência friccional, ondas, etc.Vamos separar a pergunta em duas partes:
1) Por que carrega seu seguimento por mais tempo?
Aqui a coisa não é clara! O Shiphandling afirma que o navio avança mais. O PNA apresenta dados do navio OSAKA (testes de mar e computador) que contradizem tal fato. Já o Tug Use in Port concorda com o Shiphandling a ainda apresenta uma explicação.
Veja imagens anexas.2) Por que a curva de giro é maior?
Com o aumento da resistência (em função do afundamento/sinkage), a efetividade do leme diminui (mais difícil de guinar o navio), diminuindo a taxa de guinada (isso o PNA diz) e aumentando, como consequência, a curva de giro.
Tanto PNA quanto Shiphandling afirmam esse fenômeno. Na prática, nós práticos observamos a mesma coisa.Att.
- Esta resposta foi modificada 6 anos, 11 meses atrás por Sierra Pilots.
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25 de outubro de 2017 às 15:13 #4926fabioMestre
Gustavo,
Como bem explicado acima pelo Renato, a única certeza é o aumento de resistência em águas rasas. O resto da sua pergunta precisa de um contexto pra ser respondida. O PNA não fala que a distância de parada diminui, mas afirma que o navio fica mais estável (mais difícil de guinar), e por isso a curva de giro aumenta de diâmetro, genericamente falando.Talvez o problema possa ser melhor analisado se voce decompor a resistência em vetores longitudinal e transversal ao eixo do navio. Mas para efeito de prova, o que mais importa é o contexto, qual seja, o livro de onde a pergunta foi tirada.
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26 de outubro de 2017 às 15:01 #4928Gustavo SantosParticipante
Entendido e muito bem explicado.
Obrigado!
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