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Boa noite, Felipe. Obrigado pelo retorno. Vamos lá!
Apesar de serem situações diferentes, estou cruzando no meu raciocínio as seguintes análises:
1 – No slide 4.66 (part 1 do curso sobre Tug Use In Port), a única posição que permite estar com cabo passado no costado e reduzir velocidade é a “3”. Mesmo assim, aparentemente no cabo curto, permitindo até mesmo o psuh/pull (posso estar enganado, observando de forma errada a imagem).
2 – Já na parte de rebocadores de escolta (capítulo 9), que é diferente, mas é rebocador; fala o que está escrito nesta imagem em anexo.
Dúvida: o que está destacado nesta imagem em anexo é a mesma situação da posição “3” apesar de uma parte falar de posição de rebocadores em geral e a outra parte tratar apenas sobre rebocadores de escolta? Pois no costado não pode ser rudder tug, que consegue sim com cabo passado pela proa do rebocador conter e até mesmo parar o navio.
Grato!