A “Inclination Effect” tende a guinar o navio para DIREITA. Isso me deixou um pouco confuso. Quando a pá vai para sua posição horizontal (B na figura), ela ganha mais empuxo devido ao fluxo subindo. Já na posição D ocorre o inverso e ela perde empuxo. Quanto a isso, OK!
Eu só não entendi pq esse ganho de empuxo na posição B faria o navio guinar para direita (e popa pra BB). Na minha visão seria ao contrário…
Gustavo,
Acho que voce está confundindo following wake com inclination effect. Realmente é confuso, e por isso cai muito na prova.
A imagem que voce anexou como inclination é na verdade following wake.
Following wake faz a popa ir para BB, guinando o navio para BE.
Inclination faz o contrário, popa ir para BE guinando o navio para BB.
Anexo as imagens do curso.
Eu não troquei. Anexei esta imagem de Following Wake so pra ter uma ideia da posição da pá. Era a única imagem q eu tinha.
O que eu não entendo é como, fisicamente falando, é como o Inclination faz o navio guinar para direita (com popa pra BB). Quando eu imagino o ganho e força na parte direita da pá, imagino o navio guinando para esquerda (com popa para BE)…