Tudo sobre praticagem

BLOG

Conheça mais sobre a profissão Prático, entenda o conceito, a metodologia e aplicação. Confiram nosso forum e tire suas dúvidas com profissionais altamente qualificados!

Navios de 2 hélices

Olá Renato/Fábio Segundo o material os navios com 2 hélices para realizar um giro lateralmente são mais efetivos se as hélices girarem para fora, devido

Leia mais »

Navios L/B reduzida

Olá Fábio/Renato. Navios com L/B reduzida possuem menor estabilidade direcional e logo seu poder de guinada também é menor. Contudo, logo no texto em seguida,

Leia mais »

Navegando em canais

Olá Fábio/Renato. Conforme consta na figura anexa, por que a alternativa 2 está incorreta? (i) Não encontrei nada no material falando que não se deve

Leia mais »

Balanço, UKC e SQUAT

Olá Fábio/Renato, no material consta que “para navios de grande boca, o balanço pode limitar o UKC mais que o SQUAT em baixas velocidades”. Não

Leia mais »

Navios de 2 hélices

Olá Renato/Fábio Segundo o material os navios com 2 hélices para realizar um giro lateralmente são mais efetivos se as hélices girarem para fora, devido

Leia mais »

Navios L/B reduzida

Olá Fábio/Renato. Navios com L/B reduzida possuem menor estabilidade direcional e logo seu poder de guinada também é menor. Contudo, logo no texto em seguida,

Leia mais »

Navegando em canais

Olá Fábio/Renato. Conforme consta na figura anexa, por que a alternativa 2 está incorreta? (i) Não encontrei nada no material falando que não se deve

Leia mais »

Balanço, UKC e SQUAT

Olá Fábio/Renato, no material consta que “para navios de grande boca, o balanço pode limitar o UKC mais que o SQUAT em baixas velocidades”. Não

Leia mais »