Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Amount of disturbance of parallel flow by the propeller -Quiz Naval Shiphandling

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    • #6126
      Hugo Marins Silva
      Espectador

      Caro Fábio,

      Na questão anexada a este post, a afirmativa “A maior perturbação no fluxo ocorre quando o propulsor está produzindo mais trabalho” é dada como INCORRETA.

      O feed-back cita as pág. 19 e 20 do livro do Crenshaw:

      The amount of disturbance of the parallel flow varies with the difference in velocity between the mean flow through the propeller and the mean current of the surrounding water. Thus a minimum disturbance of the parallel flow through the propeller occurs when the propeller is doing the least work. A great deal of disturbance occurs, however, when the ship is at a standstill and the propellers are being turned rapidly. And the maximum disturbance is created when the ship is moving in one direction and the propellers are being turned with maximum power in the other direction.

      Embora o autor não afirme que “a maior perturbação no fluxo ocorre quando o propulsor está produzindo mais trabalho”, isso me pareceu inicialmente equivalente à situação por ele descrita (ship moving in one direction and the propellers being turned with maximum power in the other direction), e meio que ser um corolário da afirmação dele de que “a minimum disturbance of the parallel flow through the propeller occurs when the propeller is doing the least work“.

      Se bem que a força (thrust) nesse caso pode não ser máxima (segundo Crenshaw o thrust é diretamente proporcional ao RPM, independentemente do sentido de rotação, mas a ré a potência máxima produz um RPM menor que a vante, pois é menos eficiente). Logo, não necessariamente uma situação como dar toda máquina atrás para parar o navio corresponderá à realização do maior trabalho.

      Foi esse seu raciocínio ao afirmar que “a maior perturbação no fluxo NÃO ocorre quando o propulsor está produzindo mais trabalho”? Gostaria que me explicasse melhor o porquê de estar errada a alternativa.

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    • #6128
      fabio
      Mestre

      Hugo,
      Eu vou mudar o texto para “a máxima perturbação” de forma a deixar a frase definitivamente incorreta, já que o autor explica que a máxima ocorre quando o propulsor está gerando thrust em sentido oposto ao movimento do navio.

      Do jeito que está, esta seria a alternativa incorreta por eliminação das outras quatro, já que o propulsor está produzindo mais trabalho quando o navio está com mais velocidade, e esta não necessariamente será a situação de maior perturbação.

      Vou mudar a frase porque o objetivo da questão é ensinar, e não induzir ao erro (como é a prova). No caso de uma prova esta seria sem dúvida a alternativa incorreta, mas eu não creio que o examinador chegue nesse nível de pegadinha.

    • #6133
      fabio
      Mestre

      Hugo,

      Hoje analisando melhor o feedback da questão decidi deixa-la como está. O livro deixa claro que a maior perturbação ocorre quando o navio se move adiante e o propulsor dá atrás, e esta não é a situação em que o propulsor realiza maior trabalho. Portanto prevalece a interpretação literal do texto.

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