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- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 6 meses atrás por leandro.ulbricht.
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26 de março de 2019 às 10:44 #5954leandro.ulbrichtEspectador
Bom dia!
Na Blade Element Theory, o axial inflow factor contribui para aumento da Va, ou seja, diminuição do angulo de ataque. Dessa forma o propulsor trabalha menos carregado e tem uma maior eficiencia:
No=T.Va/2pinQ.Ja na Momentum Theory o axial inflow factor reduz a eficiencia na medida que cresce: NI=1/(1+a) ou
NI=(1-a’)/(1+a). Em seguida quando define CT relaciona o aumento de Va com a redução do CT(Thrust Loading Coefficiente) e por consequencia o aumento da eficiencia NI.Essa diferença de analise na eficiencia se deve ao fato de nessa primeira definição de eficiencia da Momentum Theory ele não ter considerado a area do propulsor e estar analisando apenas do ponto de vista em que o aumento de energia cinetica no fluido causa perda de energia e diminuição da eficiencia?
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26 de março de 2019 às 12:46 #5956fabioMestre
Leandro,
São teorias diferentes, acho que voce está misturando as coisas. Eu não entendi muito bem o sentido da sua análise, mas vou tentar traduzir o sentido dos dois primeiros paragrafos para o que eu entendo dessas duas teorias:
– Na blade element, demonstra-se que o aumento de Va dimuniu o ângulo de ataque, diminui a carga no propulsor e assim aumenta a eficiência, se todas as outras variáveis permanecerem iguais.
– A teoria do momentum demonstra que a eficiência é inversamente proporcional à aceleração que o disco atuador impõe ao fluxo, se todas as outras variáveis permanecerem iguais.
Acho que o que deve estar confundindo voce é a premissa “todas as outras variáveis permanecerem iguais”. São teorias diferentes, variáveis diferentes. Modelos matemáticos não explicam todas as possiblidades, mas apenas a relação entre variáveis dentro do modelo. Voce está falando de dois modelos diferentes.
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26 de março de 2019 às 13:17 #5957leandro.ulbrichtEspectador
ok Fabio
Citei a Blade element apenas para apontar a relação entre aumento de Va e aumento da eficiencia. na verdade meu intuito não foi comparar as 2 teorias.
A Momentum diz exatamente o contrário em um primeiro momento, conforme vc disse, a eficiencia ideal(NI) é inversamente proporcional a aceleração que o disco impõe ao fluido, ou seja, aumenta a velocidade do disco em relação ao fluido (Va) e diminui a eficiencia. E em um segundo momento um pouco adiante ela define CT(Thrust load coef) que é inversamente proporcional a Va e relaciona NI de forma inversa com CT ,ou seja, maior Va maior NI (Maior velocidade em relação a agua maior eficiencia, como na Blade). Ou seja, na mesma teoria, a momentum ora fala que aumento de Va reduz a eficiencia ora fala que aumento de Va aumenta a eficiência. pg 133 do livro
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26 de março de 2019 às 14:32 #5958fabioMestre
Leandro, Va é uma coisa, inflow factor é outra.
Va é a velocidade do navio, velocidade de avanço em relação a água.
Inflow factor é quanto de aceleração o disco atuador impõe sobre a velicidade inicial Va. Se Va é 10 nós, e a água passa pelo disco a 12 nós, o inflow factor é 0,2.
Vejo várias formulas na pg 133. Uma relaciona eficiencia com inflow factor apenas, n= 1/(1+a). Outra delas relaciona o Ct com inflow factor, Ct/2=(1+s/2)s, onde s=2a. Portanto “n” é inversamente proporcional a “a”, e “a” por sua vez é diretamente proporcional a “Ct”. Assim “n” também tem que ser inversamente proporcional a “Ct”. Todas essas 3 variaveis são adimensionais. Isso é a conclusão da teoria. A história acaba aí.
Va não é uma variável adimensional. A fórmula que relaciona “Ct” com “Va” tem também “T” (thrust) e outras variáveis, Va e T variam junto, enfim, eu não entendi a sua colocação quando diz :”ou seja, maior Va maior NI (Maior velocidade em relação a agua maior eficiencia, como na Blade)”. Não existe essa relação na teoria do momentum. Não é possível relacionar eficiência com Va por essa teoria de forma cartesiana como voce está colocando.
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26 de março de 2019 às 14:51 #5959leandro.ulbrichtEspectador
Ok Fabio obrigado
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