Boa tarde,
Estava lendo o capitulo 8 do MIGUENS e me surgiu uma dúvida da praticidade da utilização da curva de giro em águas restritas. O livro fala que devemos considerar o afastamento, abatimento e avanço do navio, porém se vamos realizar uma guinada, digamos de 90 graus, nós devemos “dar inicio a quebra da guinada” antes de alcançar 90 graus, se tirasse o leme exatamente na proa 090 o navio continuaria guinando, sendo assim gerando maiores valores de afastamento e avanço.
Portanto são considerados os dados táticos do navio para definir o ponto inicial de uma curva?
Outra duvida que me surgiu, o livro fala que o afastamento máximo ocorre com guinada (variação de proa) de 180 graus, porém se analisarmos o gráfico da curva de giro percebemos que a trajetoria do navio possui um desvio transversal um pouco maior que isso, ou seja o afastamento máximo seria quando a tangente da curva de giro é 180 graus, não batendo com o que o livro fala!!!
Alguém sabe esclarecer?