Home 2022 › Fóruns › Navegação (Miguens) › Diametro Final x Diametro Tático ao mudar a Velocidade em um Curva de giro.
- Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 10 meses atrás por fabio.
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31 de janeiro de 2015 às 10:48 #2547eltonParticipante
Bom dia Fabio,
Fábio eu relendo o Miguens fiquei com uma duvida na seguinte situação:
Na pagina: 198 no item e) está escrito o seguinte:
o avanço, o diâmetro tático e o afastamento variam com a velocidade segundo uma parábola: diminuem até uma velocidade denominada “ótima de evolução” e aumentam a partir desse valor.
A pergunta é a seguinte o Miguens se refere apenas ao diametro tático: Eu queria saber se nós mudarmos a velocidade de evolução (velocidade do tete) o Diametro Final vai ser constante ou Vai se alterar? Eu não consigo ver ele ficar constante com tudo aquilo acima se alterando
. O que vai acontecer com Diametro final de alterarmos a velocidade? -
2 de fevereiro de 2015 às 13:47 #2549Sierra PilotsMestre
Olá Elton,
Segue aqui minha visão, pois não está claro em nenhuma bibliografia do concurso.
O diâmetro final (que é menor que diâmetro tático) segue os mesmos princípios “matemáticos/físicos” do diâmetro tático, pois é parte integrante dele. A diferença entre os dois é praticamente o abatimento inicial no inicio da execução da curva. O Miguens provavelmente não cita o diâmetro final pois, para manobra de giro, o interessante é o dado tático.
O Miguens ainda é o único que cita a influência da velocidade (e a tal parábola) na curva de giro. As demais bibliografias não sustentam tal afirmação. É importante aprender a conviver com tais divergências entre bibliografias.
Sds.
Renato
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4 de fevereiro de 2015 às 11:57 #2557fabioMestre
Elton,
Complementando, imagino que ao dizer “velocidade do tete” voce se refere a velocidade angular, ou Rate of Turn. Sendo isso, quero deixar claro que a velocidade angular é inversamente proporcional ao diâmetro de giro, para uma mesma velocidade linear. Relação entre duas variáveis mantendo as demais constantes, premissa básica para compreeender as relações entre forças dinâmicas que caem na prova.
O miguens realmente força a barra nessa parte, citando a parábola sem o embasamento teórico que o PNA esbanja. De fato se voce observar os diagramas no passadiço dos navios (poucos navios tem isso), vai constatar a tal parábola. Não se esqueça que o Miguens nada mais é que um compilado de outras publicações especializadas (pra não dizer cópia).
Reforçando o comentário do Renato, fique atento a essas divergências na bibliografia, e saiba identificar de onde veio a pergunta. Se encontrar o termo “parábola”, só pode ter vindo do Miguens.
Fabio
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