Home 2022 Fóruns PNA – Controlabilidade Dieudonne Spiral Manuever

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    • #2168
      ajgurgel
      Participante

      Depois da aula,

      procurei no PNA e acho que a Trial (Espiral direta), mede a estabilidade dinâmica.

      pág. 196: “in the open sea with stern propulsion, a self-propelled ship can not possess either positional ou directional stability com controls fixed …”

      “the only kind of motion stability possible with self-propelled ships in the horizontal plane com controls fixed is straight line stability.”

      Como a manobra de Dieudonne é com control fixed, logo não poderia medir a directional estability, mas sim a straight line stability.

      SMJ.

      Antônio

    • #2169
      elton
      Participante

      Bom dia, Antonio essas partes que vc escreveu do PNA não fala diretamente da Manobra Espiral Direta, essa parte que vc escreveu foi tratada na parte de “Motion Stability and Linear Equation” e não é suficiente para Explicar a Manobra Espiral Direta.

    • #2170
      elton
      Participante

      Bom dia Fabio,

      Eu irei transcrever duas partes do PNA para tentar explicar essa confusão e ao mesmo tempo questionar todos sobre o assunto.

      1) Na pagina 202 logo no inicio do Item 4.3 o livro diz ==> The direct or Dieudonne’ spiral maneuver is a definitive ship trial which identifies the directional stability characteristics of the vessel.”
      2)Na mesma página 202 no Trecho que diz ==> “A plot of these values is indicative of the stability characteristics of a ship. For exemple, if the plot is a single line going from staboard rudder to port and back again, as shown for a Ship A in Fig.13, the Ship possesses Controls-fixed, straight-line stability; that is, it has a negative directional stability index.”

      ==> Veja que Straight-line stability tem relação direta com “directional Stability”, isto é, o Navio que tem Directional Stability também tem Straigh-line Stability, a única diferença que nesse caso a Straight-line stability é com os controles trabalhando “Controls Working”,pois o navio só vai ter Estabilidade Direcional com controles trabalhando, mas a Estabilidade em Linha é possivel com controles fixos para navios. Observando os casos ele (PNA) afirma na passagem 1) que a Manobra espiral direta identifica as caracteristicas de estabilidade direcional do navio e na passagem 2) ele afirma que os valores númericos obtidos a partir da manobra espiral direta são a Taxa de Guinada (Giro) constante como uma funçao do angulo do leme e que o gráfico desdes valores é o indicativo das Caracteristicas de Estabilidade de um navio e que Se o Gráfico for uma linha única que vai de leme a BE a leme a BB e volta novamente para BE, como mostrado para o Navio A na Figura 13, o Navio possui “EStabilidade em linha reta com controles fixos”, ou seja, tem um Indice de Estabilidade Direcional negativo.

      Analisando:

      1) O que eu acho ==> Que na verdade ele avalia tanto a “Directional Stability” quanto “controls-fixed Straight-Line Stability”
      2) Se caísse na PROVA entre as duas Opções eu Marcaria “Directional Stability”.
      3) A grande confusão de tudo isso é que ele (PNA) a partir dos resultados obtidos do teste ele relaciona Controls-fixed, straight-line stability com esse “Negative directional stability index”. Não sei como, pois como eu disse não é possível relacionar “Controls-fixed , straight-line stability” com “Directional Stability”, pois para o navio “Directional Stability” Tem Straight-line stability só com Controls working como já foi dito anteriormente.

      Reflexão:

      Fabio eu fiz uma pesquisa na Internet sobre o assunto eu observei 3 coisas.

      1) A maioria das fontes disseram que “Identifica ou Avalia” “The Directional Stability Characteristcs” or “Stability on Course of a Ship”. Para verificar as informações veja os links abaixo: http://academic.amc.edu.au/~psahoo/Subjects/Ship%20Dynamics/Manoeuvring.pdf ; http://ittc.sname.org/proc12/Report%20of%20Manoeuvrability%20Committee.pdf ; http://ittc.info/downloads/Archive%20of%20recommended%20procedures/2002%20Recommended%20Procedures/7.5-04-02-01.pdf

      2) Nesse link http://www.itk.ntnu.no/fag/gnc/lecture_notes/2010/C9.1_9.2.pdfeu ==> Eu encontrei que: “The spiral maneuver is used to check straight‐line stability”.

      3) Nesse link http://202.114.89.60/resource/pdf/3085.pdf ==> Eu encontrei que : “Which are performed to evaluate the Ship Dynamic Stability and Course-Keeping ability”=”Course Stability”= “Directional Stability.

      O que vc acha fabio??

    • #2179
      elton
      Participante

      Boa Tarde Fabio,

      Eu acho que agora consegui compreender a situação, vc concorda com essa reflexão que farei agora fabio,

      1) Primeiro devemos analisar o seguinte a partir da definição original de “Directional Stability” no item 3.1, veja que nessa situação o navio está em linha reta em um rumo estavel com velocidade constante, e sofre uma pertubação instantânea pela definição para ter “Directional Stability” o trajetória final do navio depois de cessada a pertubação deve manter não só o atributo de linha reta, mas também sua direção inicial.

      2) Veja que a situação do teste da manobra espiral direta ou de Dieudonne do PNA utiliza o Leme para verificar o comportamento da taxa guinada em relação a deflexão do angulo do Leme isso já dá indicativo de que queremos identificar como a alteração do angulo de leme vai influenciar na Taxa de Guinada só que para isso ele vai utilizar a seguinte analise.
      Por si só Entender como o angulo de Leme vai influenciar na TAXA de Guinada já dá uma ideia de Estabilidade Direcional. A diferença que esta analise de Estabilidade direcional não é em linha reta,na verdade, é em um curva, logo iremos utilizar o leme. Daí a Analise da Estabilidade Direcional para um curva será da seguinte maneira.

      Estabilidade Direcional Negativa ==> Quando o navio defletir o angulo de leme e esperar a Taxa de giro ficar constante e após isso colocar o Leme a meio ==> O navio vai parar girar e seguirá um Linha Reta.
      Estabilidade Direcional Neutra ==> Quando o navio defletir o angulo de leme e esperar a Taxa de giro ficar constante e após isso colocar o Leme a meio ==> O navio vai continuar a girar na mesma Taxa.
      Estabilidade Direcional Positiva ==> Quando o navio defletir o angulo de leme e esperar a Taxa de giro ficar constante e após isso colocar o Leme a meio ==> O navio pode girar com uma TAXA ainda maior ou até mesmo guina contra o seu Leme.

      Isso é exatamente o que diz o PNA no Teste de manobra Espiral Direto.
      – Quando ele diz o Navio A possui Controls-Fixed, straight-line stability, isto é,ele tem uma “negative directional stability index”. Como no navio A para cada angulo de Leme existe apenas uma velociade angular (taxa de guinada) logo estaremos na situação 1) dita anteriormente Estabilidade direcional negativa e também em linha reta com controles fixos.
      – Já o navio B é instável e para cada angulo de leme há mais de uma velocidade angular (taxa de guinada) o que vai implicar que ele navio B é “unstable in straight-line motion”

      Resumindo A Dieudonne’ Spiral Maneuver

      ==> Realmente avalia “Directional Stability” só que em virte da Straight-line Stability está relacionada com Directional Stabiliby no caso de giro da seguinte forma,
      1) Se ao retornar o Leme para 0 o navio parar de guinar e seguir uma linha reta, ele é Straight-line stable e tem “Negative Directional Stability”
      2) Se ao retorna o Leme para 0 o navio continuar girando com taxa maior, isto é, ele é instável e não tem “straight-line stabiliby” e tem “positive Directional Stability”.

      ==> Na verdade a “Directional Stability” e “straight-line stabiliby” estão interligadas nesse sentido, isso que dizer que nesse Teste acabamos avaliando as 2 Estabilidades, só que de fato a mais importante é Directional Stability. Então Straight-line Stability é consequência da Directional Stability, isto é, Se por Negativa é também Straight-line stable se for POSITIVO não Straight -line Stable”.

      – A resposta correta seria IDENTIFICAR ou avaliar “The Directional Stability Characteristics” como tem escrito no PNA.

    • #2204
      fabio
      Mestre

      Elton,

      Alguns comentários sobre a sua análise:

      – O PNA menciona que os testes de espiral são “controls fixed”. Também avisa que sempre que ele não falar nada, significa que ele está falando “controls fixed”. Por fim o PNA adverte que navios não tem estabilidade direcional com controls fixed.

      – O PNA, nesta parte específica, parece de fato não se importar mais em distinguir estabilidade dinâmica e direcional. De uma hora pra outra ele começa a chamar tudo pelo mesmo nome. Acredito que seja, como voce explicou, pelo fato de que para análise deste caso específico esta simplificação seja válida.

      – Provavelmente sua análise está mais exata que a do livro, mas tenha certeza de que o examinador não faz a menor idéia do que são estes “stability índexes”, e pra cair na prova um índice desses, o enunciado teria que defini-los antes, já que eles não tem nome, o que tornaria impraticável a questão. (os únicos índices nesse capítulo que tem nome e por isso não precisariam ser explicados são os de Nomoto )

      No final das contas, não se trata de saber o que é certo ou errado, mas de saber o que o examinador quer. Neste caso, se caísse na prova algo do tipo : qual estabilidade o teste de espiral mede? Eu escolheria a direcional em primeiro, se estivesse na lista.

      abs,
      Fabio

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