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- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 9 meses atrás por ajgurgel.
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1 de dezembro de 2014 às 10:51 #2446vi_fragaParticipante
Olá,
A Regra 9 do RIPEAM (canais estreitos), diz que a embarcação que está sendo alcançada, se estiver com dúvida em relação à manobra do que alcança, PODE emitir sinais referentes à dúvida em intenção de manobra..O que fiquei com dúvida:
1) se o alcançado não concordar, ele faz o que? silêncio ou outro sinal?
2) se o alcançado estiver com dúvida, também pode ficar quieto… mas, aí como o que alcança pode interpretar isso?Conclusão: o silêncio é dúvida ou não concordância com a ultrapassagem?
Abs
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18 de dezembro de 2014 às 08:26 #2473vi_fragaParticipante
Alguém?
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7 de janeiro de 2015 às 10:59 #2503Sierra PilotsMestre
Olá PRT, vamos lá!
Quando de uma ultrapassagem, onde o navio “alcançado” precisa manobrar para que a ultrapassagem ocorra de maneira segura, o navio que fará a ultrapassagem precisa combinar a manobra:
2 apitos longos e 1 curto – pretendo ultrapassar por boreste
2 apitos longos e 2 cursos – pretendo ultrapassar por bombordoO navio alcançado, se estiver em dúvida (não concorda) da viabilidade da ultrapassagem, responderá com
pelo menos 5 apitos curtos (ou mais) – na Regra 9, item e(i) (http://www.navcen.uscg.gov/?pageName=navRulesContent#rule9), ele aponta para regra 34(d) (http://www.navcen.uscg.gov/?pageName=navRulesContent#rule34) que preconiza os 5 apitos curtos.
Não existe definição para não resposta da embarcação alcançada. Neste caso, o navio que ultrapassará deverá buscar novamente contato pelo apito ou mesmo o uso do VHF. Em ultima instância, desistir da ultrapassagem, pois quem está ultrapassando sempre será “give-way vessel”, devendo se manter afastada da embarcação alcançada(stand-on vessel).
Por último, “dúvida” e “não concordância” com a ultrapassagem tem o mesmo efeito e, silêncio deve ser interpretado como “dúvida ou não concordância”.
Sds.
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9 de janeiro de 2015 às 13:32 #2534ajgurgelParticipante
Só complementando, o sinal de dúvida (5C) não é mandatório, numa situação contextualizada pela Regra 9.
Acho que não tendo resposta positiva (L,C,L,C) do Overtaken, numa enunciado que permita contextualizar a Regra 9, a ultrapassagem não deve ser realizada, S.M.J.Agora, caso esta resposta tenha sido dada apenas pelo VHF, a ultrapassagem poderia ser realizada de acordo com a Regra 9 do COLREG? E caso a questão site apenas de acordo com o COLREG, ainda assim poderia ser realizada?
Cordialmente,
Antônio. -
10 de janeiro de 2015 às 14:42 #2536Sierra PilotsMestre
Antonio,
Aqui vai minha opinião, pois não existe embasamento no RIPEAM para responder sua pergunta:
1) o navio alcançador faria sim a ultrapassagem “na prática”, pois o grande ponto no RIPEAM é a segurança. Como o navio alcançado concordou com a ultrapassagem formalmente, mesmo ele tendo que manobrar para tal (usando o VHF, pois está impossibilitado de usar o apito por alguma razão), não vejo problemas.
Vale ressaltar mais 2 pontos: 1) O apito existe muito antes da existência do VHF. Inclusive manobras com rebocadores usavam apito antes do VHF 2) Tudo é gravado (som) no passadiço dos navios atualmente (questões legais).2) tratando estritamente do RIPEAM, eu optaria por uma resposta de NEGATIVA da ultrapassagem, uma vez que o RIPEAM não aborda o uso do VHF.
Abs.
Renato
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14 de janeiro de 2015 às 13:44 #2541ajgurgelParticipante
Obrigado Renato,
concordo com o que você colocou dois posts acima.
realmente, mesmo se a embarcação alcançada entender o sinal do alcançador (2L/1C ou 2L/2C), caso não concorde pode soar os 5C para negativa da manobra.
Abraço,
Antônio.
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