Fiquei em dúvida em dúvida na marcação da alternativa incorreta. A resposta seria a letra E. Mas acho que a letra “D” seria melhor.
De acordo com o contido no livro “Naval Shiphandling” (Crenshaw, Russel Sidnor, Jr – 4a edição: 1975), considere um navio com um único propulsor gerando empuxo adiante com rotação, visto pela popa, para a direita, e movendo-se adiante com velocidade constante. Nessa situação, assuma como forças atuantes no navio apenas o empuxo e a força lateral fornecidos pelo propulsor e a força gerada pelo leme devido a sua deflexão, que tais forças atuam aproximadamente no mesmo ponto próximo à popa e, para efeitos práticos, que o efeito combinado dessas forças seja traduzido por uma única força resultante atuando no propulsor. Com base nessas premissas, assinale a opção INCORRETA:
(a) Quando o leme se encontra a meio, a força resultante tende a guinar o navio para BB.
(b) Quando leme é defletido 30 graus para esquerda, a força resultante tende a guinar o navio para BB.
(c) Quando o leme é defletido 30 graus para direita, a força resultante tende a guinar o navio para BE.
(d) A existência da forca lateral permite que o navio guine mais rapidamente para BB do que para BE.
(e) A existência da forca lateral implica que o navio tende a despender mais energia para guinar para BB do que para BE.
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