Boa tarde,
Em uma dada questão do quiz engine pro: um navio esta com 8 nós e precisa parar, o prático informa que vai parar o navio com o auxilio de um rebocador omnidirecional conectado na popa pelo centro…
A seguinte afirmativa foi considerada incorreta:
“No arrasto reverso, os propulsores azimutais devem manter o eixo dos hélices paralelos para maior eficiência.”
Justificativa, retirada do livro: “… for instance at speeds of more than five knots, the braking force that can be applied is higher when the tug is pulling at a small angle with the ship`s centre line rather than pulling straight astern”
Bom para mim o que entendi é que se aplicarmos a força de frenagem no navio com o rebocador tendo algum angulo a partir de 5 nós a força é maior, mas nessa parte o livro não fala nada sobre o alinhamento dos propulsores. Na figura 9.5B um trator reverso aplica uma força de frenagem e de controle com um certo angulo ao navio (método indireto) e mesmo assim os propulsores estão alinhados, assim considerando que o rebocador ao manter um angulo com o navio o rebocador ainda mantém os propulsores alinhados.
Portanto qual é o motivo da afirmativa ser incorreta?