Prt2020,
Froude descobriu via experimentos que a resistência friccional era proporcional ao tipo de superfície, à velocidade, ao comprimento da placa e à área da superfície molhada.
Rf = f.S.Vn (onde S = área total da superfície, V = velocidade da placa elevada a n, f e n dependem do comprimento e da natureza da superfície)
Por outro lado, foi Reynolds que, através de experimentos, percebeu a diferença entre regime laminar e turbulento no fluxo. Ele observou que havia uma velocidade crítica, a partir da qual o fluxo se tornava turbulento, e que essa condição turbulenta causava aumento da resistência ao fluxo.
Rn = (V.L/ν) (onde V = velocidade, L = Comprimento, v = Viscosidade)
Juntando as informações e, sem aprofundar muito o assunto, fica claro que a Resistência Friccional aumenta com a velocidade do escoamento (Froude). Não podemos afirmar diretamente o mesmo de Rn, pois o número de Reynolds contempla ainda comprimento e viscosidade, aumentando a complexidade da análise. Entretanto, podemos raciocinar da seguinte forma: para um mesmo navio (comprimento constante) e um mesmo meio (viscosidade constante), aumentando Reynolds (ou velocidade), aumenta-se a Rf.
Att.