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Marcado: Bank cushion, bank suction, efeito do banco, Interaction
- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 5 meses atrás por Sierra Pilots.
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19 de julho de 2015 às 21:59 #3014RodolfohernParticipante
Olá Fábio e Renato.
i) Lendo a biografia SQUAT Interaction , há uma citação na página 8 sobre o efeito do banco diz que ocorre o “bow-out” junto com o efeito de sucção e logo em seguida conclui: “The ‘bow cushion’ dominates and turns the ship which then moves away from the bank”.
Havia entendido pelo slide 1.25 do curso que o resultado final das forças “suction” e “cushion” é um movimento lateralmente do navio, como um todo, em direção ao banco.
Estes dois pontos estão se contradizendo?
ii) No slide 1.26 diz que o efeito de sucção faz “o navio guinar para longe do banco”. Como é possível o navio guinar para um fora e ser atraído em direção ao banco ao mesmo tempo?
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20 de julho de 2015 às 13:44 #3018fabioMestre
Rodolfo,
Isso é difícil de visualizar sem a prática, mas é o que acontece de fato. O navio ao mesmo tempo guina pra longe do banco, por efeito de conjugado de forças, e também é sugado por inteiro pela baixa pressão entre navio e banco.
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20 de julho de 2015 às 20:29 #3021RodolfohernParticipante
Obrigado Fábio,
Quanto ao primeiro tópico. O termo “moves away from de the bank” utilizado no SQUAT Interaction se opõe ao apresentado pelo SFTM ?
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24 de julho de 2015 às 14:44 #3024Sierra PilotsMestre
Rodolfo,
Não há contradição nesse caso. Só está escrito de forma diferente.
Uma geral sobre o fenômeno:
O navio está perto do Banco. Logo, a velocidade do escoamento aumentará dado o pouco espaço para escoamento da água, diminuindo a pressão neste bordo e atraindo o navio para o Banco (como um todo). Até aqui, creio que tudo lógico!
Entretanto, a atração para o Banco não ocorre de forma equilibrada ao longo da carena do navio. Como o navio está indo avante, o centro de pressão lateral está avante da meia-nau. Logo, a parte da meia-nau para ré do navio, sofrerá uma maior atração em direção ao Banco. Além disso, algumas bibliografias afirmam que o efeito das ondas da proa do navio exercem pressão no Banco, causando o tal efeito de colhão (cushion).
Bom, agora o navio se tornou um folio (uma asa), como se fosse um leme gigante defletido para boreste, levando o navio como um todo a guinar para bombordo.A explicação é puramente didática, pois os efeitos são complexos e não necessariamente sequenciais, como descrevi.
Sds.
Renato
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