Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Explicação sobre a fig. 2.15; pag 18 do TUP

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  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos atrás por fabio.
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    • #4357
      FELIPE SA
      Participante

      Fábio,

      Não estou conseguindo entender a composição das forças (conjugado de rotação, pressão das pás e empuxo lateral do leme) dos twin-screws. Vejo que tem alguma diferença na tal composição quando em giro ou quando em flanking. Ora é inboard mas ora parece não ser ! Estou confuso !!! Já tentei entender na animação do material mas tá difícil. Poderia explicar, por favor ??

    • #4367
      fabio
      Mestre

      Felipe,

      No flanking, quem dá a direção do movimento lateral é o leme, enquanto o conjugado dos helices apenas mantém a proa do rebocador. A resultante é um movimento lateral do centro de gravidade do rebocador, mantendo a proa inalterada.

      Se os hélices girarem “inboard”, fica mais fácil, pois a pressão lateral das pás dos hélices resultam em um vetor contrário ao conjugado de rotação, nesse caso na direção desejada do flanking. Na verdade o autor deixa entender que só é possível fazer se os hélices girarem inboard.

      Acho que o que está te confundindo é a figura 2.15 do livro, que mostra uma seta para ré no hélice de BE, dando a impressão que aquilo é a direção do empuxo, mas na verdade é a direção da marcha a ré do hélice.

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