Home 2022 › Fóruns › Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT › Filame
Marcado: anchor chain, filame, fundeio, quartel de amarra
- Este tópico contém 8 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 6 meses atrás por Rodolfohern.
-
AutorPosts
-
-
7 de junho de 2015 às 22:23 #2891RodolfohernParticipante
Olá Fábio/Renato
Qual a percepção de vocês quanto a fórmula citada pelo Arte Naval que menciona o filame necessário para unhar o ferro no fundo? Vem sendo exigido nas provas? Achei estranho o Shiphandling não citar nada sobre o tamanho do filame.
-
9 de junho de 2015 às 14:43 #2910Sierra PilotsMestre
Rodolfo,
O shiphandling cita muito o uso do ferro nas manobras. Ele mesmo diz que a operação de fundear/suspender em si é rotineira e é coberta por várias outras publicações. Por diversas vezes ele cita o uso de “2 shots of chain” ou 2 quartéis de amarra como regra geral para “manobras” com ferro. Ele também cita o uso de 2x a profundidade. A intenção novamente aqui é prática, ou seja, 2x a profundidade, 2 quartéis (aprox. 55 metros) ou o que melhor convier à situação!
No caso do Arte Naval, a coisa é um pouco mais científica ou pelos menos baseada em publicações que são mais científicas. Não acredito que cobrem na prova a fórmula da página 620 (manobras), até porque não é uma unanimidade (existem outras). Porém, a regra prática da página 621 é mais interessante: até 30 metros de profundidade, de 5 a 7 vezes a profundidade (ou praticamente de 5 a 7 quartéis de amarra que é uma regra bem usada na prática).
Sds.
Renato
-
10 de junho de 2015 às 00:32 #2924RodolfohernParticipante
Renato,
Pelo material havia entendido que estes comprimentos (2 shorts of chain ou 2x a profundidade) eram exclusivos para a manobra (ex. parar o navio), de modo que o filame fosse apenas arrastado no fundo, não servindo como medida para fundear (unhar o ferro no fundo). Mas agora compreendido podemos utilizar para os 2 casos (fundear e manobrar).
Obrigado pelos esclarecimentos.
-
10 de junho de 2015 às 10:27 #2932Sierra PilotsMestre
Rodolfo,
Releia o meu texto.
Estes comprimentos (2 shorts of chain ou 2x a profundidade) são sim exclusivos para a manobra e não para fundear.
Sds.
-
10 de junho de 2015 às 19:40 #2935RodolfohernParticipante
Ok Renato, desculpe a confusão.
Relendo o livro, encontrei a citação no livro sobre os quartéis de amarra (1 a 2) necessários para fundear fora da proa final. O objetivo é também atingir 2x a profundidade, correto?
Obrigado.
-
15 de junho de 2015 às 17:15 #2952Sierra PilotsMestre
Rodolfo,
Diga, por favor, a página do livro para facilitar localização.
Abs.
-
15 de junho de 2015 às 21:46 #2954RodolfohernParticipante
Pag 144, linhas 2 e 3.
-
16 de junho de 2015 às 09:13 #2955Sierra PilotsMestre
Rodolfo,
Também neste caso, é colocado 2 quartéis de amarra ou 2x a profundidade para ajudar na guinada para entrar na “proa final” (veja que ele fala que o ferro vai arrastando enquanto o navio está vagarosamente indo avante! anchor alternately digs and breaks free) para aí sim, quando o navio estiver na proa final, colocar mais alguns quartéis na água para o ferro unhar e fundear o navio.
Sds.
Renato
-
19 de junho de 2015 às 17:55 #2956RodolfohernParticipante
Obrigado pelos esclarecimentos.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.