Boa tarde Renato/Fábio;
Estava vendo um vídeo que recebi, e apareceu uma parte que acabou me confundindo.
Tenho claro que a velocidade de escoamento é inversamente proporcional a pressão.
Em um leme junto ao navio com velocidade avante, olhando de cima, se eu defletir este leme para boreste, o escoamento “do leme” vai acelerar do lado esquerdo gerando uma força de sustentação para o lado esquerdo, correto?
Minha dúvida é a seguinte, em fazendo isto, qual o lado do navio que vai ter seu escoamento acelerado? Sempre achei que fosse o mesmo lado que acelerasse o escoamento do leme, ou seja, no presente exemplo, o navio teria o escoamento acelerado também no lado esquerdo, a pressão diminuída do lado esquerdo, e devido a posição do centro de pressão e as forças exercidas no casco, ele tomasse uma tendência de guinada para boreste, para o lado que defleti o leme.
Mas hoje vi em um video, em um exemplo, que nem falava de escoamento, mas nele o professor desenhou o escomento do navio acelerado do lado oposto ao escoamento acelerado do leme, ou seja, no exemplo acima, o escoamento do leme que teria acelerado seria do lado esquerdo, mas o escoamento do navio que teria acelerado seria o do lado direito, gerando uma força de sustentação para o lado direito.
Afinal, eu estava certo em meu pensamento, ou é ao contrário mesmo, o escoamento acelera no navio do lado diferente do qual acelera no leme, quando deflito ele para algum bordo?
Obrigado.