Marcado: eficiência, Lemes, manobrabilidade, rebocadores
- Este tópico contém 10 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 6 meses atrás por Sierra Pilots.
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9 de fevereiro de 2016 às 12:03 #3296gilnei francaParticipante
O leme melhora a manobrabilidade compenssando os efeitos dos tubulões.
1. Tenho dúvida sobre as explicações dos slides:
Slide 14, relação flap e leme no que diz respeito a seus âgulos.
▪ Aumenta (aprox. 30o de leme) a máxima sustentação em 60 a 70% se comparado ao leme convencional.
▪ O empuxo transversal atinge até 50% do empuxo avante. Usando ângulo máximo de leme, pode defletir a descarga aproximadamente 90o.
Dúvida
Favor explique essa relação. Flap x leme.
o flap é útil para fazer empuxo transversal? deslocamento lateral?
O que seria essa máxima sustentação?2.Schilling rudder:
No slide:
Pode ser defletido em até 70o, situação na qual a descarga é defletida em 90o. isso favorece o que para o rebocador?
quanto mais a descarga defletida melhor é eficiência propulsiva? -
9 de fevereiro de 2016 às 12:06 #3297gilnei francaParticipante
Tubulões
Towmaster system:
No slide
(o empuxo a ré pode chegar a 70% do avante)
Esse sistema melhora o desempenho do rebocador só quando de ré?- Esta resposta foi modificada 8 anos, 8 meses atrás por gilnei franca.
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11 de fevereiro de 2016 às 17:03 #3316Sierra PilotsMestre
Tubulões
Towmaster system:
No slide
(o empuxo a ré pode chegar a 70% do avante)
Esse sistema melhora o desempenho do rebocador só quando de ré?[SIERRA] O próprio slide traz a explicação:
“O sistema melhora o empuxo e o governo, tanto com seguimento avante como a ré (o empuxo a ré pode chegar a 70% do avante) ao custo de uma maior complexidade.”
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9 de fevereiro de 2016 às 12:21 #3299gilnei francaParticipante
Slide 23
No slide, fala:
Hélices girando para dentro (inward) tem maior eficiência propulsiva.
Uma desvantagem dos propulsores de passo fixo (inward) é o maior raio de giro, pois: sendo o de boreste de passo esquerdo e o de bombordo de passo direito, quando se usa os propulsores conjugados, o transverse effect se opõe à curva.
Dúvidas
como ocorre ocorre esse efeito lateral transverso? isso é ruim para o rebocador?
No audio fala menor raio de giro, pelo menos que houvir?
Pela animação, slide 24, o maior raio de giro ocorre com os hélices girando sentido ant-horário.
Em que afeta o rebocador maior raio de giro?-
11 de fevereiro de 2016 às 17:25 #3319Sierra PilotsMestre
Slide 23
Hélices girando para dentro (inward) tem maior eficiência propulsiva.
Uma desvantagem dos propulsores de passo fixo (inward) é o maior raio de giro, pois: sendo o de boreste de passo esquerdo e o de bombordo de passo direito, quando se usa os propulsores conjugados, o transverse effect se opõe à curva.Dúvidas
como ocorre esse efeito lateral transverso? isso é ruim para o rebocador?
[SIERRA] O efeito lateral transverso é complexo explicado em detalhes no Cap. 2 do Naval Shiphandling. É ele que faz a popa do navio tender a boreste com máquinas indo avante (propulsor passo fixo com giro no sentido horário) e tender a bombordo com máquinas atrás.
Esse efeito transversal do propulsor não é desejado, pois significa sempre perda propulsiva avante. Na prática, lida-se com esse efeito da melhor maneira possível (usando o efeito a favor da manobra). No caso de rebocador de 2 eixos, prefere-se INWARD pelas razões explicadas no slide (melhor eficiência propulsiva).No audio fala menor raio de giro.
[SIERRA] Sim, o áudio está com erro.Pela animação, slide 24, o maior raio de giro ocorre com os hélices girando sentido ant-horário.
[SIERRA] No slide 24, mostra-se somente que 2 hélice INWARD terão maior raio de giro e OUTWARD terão menor raio de giro.
Para entender isso, é importante entender bem a explicação do slide 23
INWARD:
1. Os propulsores giram para dentro quando avante e são de passo fixo (FPP).
2. O rebocador quer iniciar uma guinada para boreste.
3. O propulsor de boreste é colocado a ré e o de bombordo é mantido avante.
4. Conforme a figura acima, ambos os propulsores agora giram no sentido horário.
5. O conjugado de rotação puxa a popa para bombordo, iniciando a guinada do rebocador para boreste.
6. Entretanto, o efeito lateral (transverso) dos propulsores contraria o conjugado, resistindo ao movimento para bombordo da popa.Em que afeta o rebocador maior raio de giro?
[SIERRA] Menor manobrabilidade (ele avança e afasta mais em uma guinada).
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9 de fevereiro de 2016 às 12:40 #3300gilnei francaParticipante
Slide25
Flanking (navegar lateralmente):O efeito transverso da hélice inward se soma ao empuxo lateral do leme, e vencem o conjugado de rotação, que é menor nos inward.
Dúvidas
Pelo que intender, Conjugado de rotação ,só util, quanto quer guinar para uns dos lados, nesse caso , efeito transverso, contraria essa tendência, tou certo?
Andar lateralmente é outra história, efeito transverso ajuda, ao se somar, ao empuxo lateral do leme.
Por favor explique, tá um pouco confuso.-
11 de fevereiro de 2016 às 17:43 #3320Sierra PilotsMestre
Slide25
Flanking (navegar lateralmente):O efeito transverso da hélice inward se soma ao empuxo lateral do leme, e vencem o conjugado de rotação, que é menor nos inward.
Dúvidas
Pelo que intender, Conjugado de rotação ,só util, quanto quer guinar para uns dos lados, nesse caso , efeito transverso, contraria essa tendência, tou certo?
Andar lateralmente é outra história, efeito transverso ajuda, ao se somar, ao empuxo lateral do leme.
Por favor explique, tá um pouco confuso.[SIERRA] Não está confuso……é complexo mesmo 🙂
Vamos tentar simplificar. São 3 grandes forças em jogo:
1) Força da deflexão do leme
2) Força do conjugado de máquinas (2 propulsores)
3) Força lateral em função da rotação do propulsor– Para a guinada usando somente conjugado, as forças 1 e 3 se opõem e o rebocador guina mais devagar e tem maior curva de giro
– Para andar de lado para boreste (exemplo), “descobriu-se” uma combinação que realiza tal tarefa:
–força 1 para BE (leme para BB para levar popa para BE)
–força 2 para BB (conjugado como se fossemos guinar para BB)
–a força 3, neste caso, ajudará o leme se opondo à força 2-
24 de março de 2017 às 13:44 #4568DanilloParticipante
Prezado,
Esta “combinação” de flanking funciona somente p/BE?
É também possível alguma combinação quando se desejar navegar lateralmente para BB? Já que a Força lateral em função da rotação do propulsor (Popa p/ BE) estaria atuando em conjunto com alguma das outras duas forças?
Grato,
Danillo
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24 de março de 2017 às 17:06 #4569Sierra PilotsMestre
Olá!
O livro não cita mas potencialmente funcionaria, pois o principio é o mesmo mas invertido:
Para andar de lado para BOMBORDO:
– força 1 – leme para BE para levar popa para BB
– força 2 – conjugado, como se fossemos guinar para BE (ou seja, entrar com a proa)
– força 3 – efeito dos propulsores, ajudando o leme e se opondo à força 2Att.
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11 de fevereiro de 2016 às 16:59 #3315Sierra PilotsMestre
1. Tenho dúvida sobre as explicações dos slides:
Slide 14, relação flap e leme no que diz respeito a seus ângulos.
▪ Aumenta (aprox. 30o de leme) a máxima sustentação em 60 a 70% se comparado ao leme convencional.
▪ O empuxo transversal atinge até 50% do empuxo avante. Usando ângulo máximo de leme, pode defletir a descarga aproximadamente 90o.
Dúvida
Favor explique essa relação. Flap x leme.
o flap é útil para fazer empuxo transversal? deslocamento lateral?
[SIERRA] O sistema de leme (leme + flap) aumenta a sustentação (lift) no geral, em função dos maiores ângulos de ataque.
Como consequência disso, é possível direcionar essa força (empuxo) transversalmente dando grande manobrabilidade ao rebocador.O que seria essa máxima sustentação?
[SIERRA] Maior LIFT (força de sustentação) gerado pelo leme. De forma geral, é a força que vai criar o empuxo no rebocador (fazê-lo vencer a resistência e avançar).
https://en.wikipedia.org/wiki/Lift_(force)2.Schilling rudder:
No slide:
Pode ser defletido em até 70o, situação na qual a descarga é defletida em 90o. isso favorece o que para o rebocador?
quanto mais a descarga defletida melhor é eficiência propulsiva?
[SIERRA] Melhor não misturar eficiência do propulsor com eficiência do leme.
Maior descarga lateral, significa maior manobrabilidade para o rebocador (que junto com bollard pull formam seus principais atributos). -
11 de fevereiro de 2016 às 18:09 #3321gilnei francaParticipante
Muito grato, valeu.
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