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    • #2888
      Rodolfohern
      Participante

      Olá Fábio/Renato.

      Conforme consta na figura anexa, por que a alternativa 2 está incorreta?

      (i) Não encontrei nada no material falando que não se deve navegar paralela e mais próximo possível da margem, há isso em algum lugar?
      (ii) Mesmo com o material dizendo que devemos aumentar a RPM, entendo que aumentar a velocidade aumentará o efeito SQUAT de ambos os navio e por isso não seria prudente tal atitude. Qual a opinião de vocês quanto a isso?

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    • #2908

      Olá Rodolfo,

      1) todas as outras alternativas anteriores estão descritas na bibliografia, exceção a alternativa correta que é a “D”
      2) o navio neste cenário de canal estreito fica instável por definição. Aproximá-lo o máximo do bordo do canal só aumentará o efeito de bow cushion/bank suction, aumentando a razão de guinada e o problema.
      3) Aumentar a RPM nem sempre se traduz em aumento imediato de velocidade do navio (kick aheads ou palhetadas) e é a melhor maneira de aumentar a eficiência do leme. Veja que o autor coloca como “se necessário” (situação crítica). Lembre-se sempre que essa é uma bibliografia prática e escrita por prático!

      Sds.

      Renato

    • #2921
      Rodolfohern
      Participante

      Ok. Obrigado pelos esclarecimentos.

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