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Marcado: diâmetro tático, estabilidade direcional, L/B, ROT, shiphandling, VMAX
- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 4 meses atrás por Sierra Pilots.
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8 de junho de 2015 às 00:20 #2896RodolfohernParticipante
Olá Fábio/Renato.
Navios com L/B reduzida possuem menor estabilidade direcional e logo seu poder de guinada também é menor. Contudo, logo no texto em seguida, diz que este tipo de navio gira com um menor diâmetro. Isto não é contra intuitivo? Como pode um navio ter capacidade de guinar reduzida e apresentar um diâmetro menor?
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9 de junho de 2015 às 16:42 #2917Sierra PilotsMestre
Olá Rodolfo,
Na verdade, você partiu de uma premissa incorreta.
Navios com comprimento sobre boca (L/B) reduzida, possuem baixa estabilidade direcional. Logo, ao contrário da alta estabilidade que tende a manter o navio em linha reta, a baixa estabilidade propicia altas taxas guinadas (RoT). Lembrando que esses tipos instáveis de navios precisam de mais leme para iniciar ou quebrar uma guinada.
Dito isso: menor L/B, menor estabilidade, maior ROT, diâmetros táticos menores
Sds.
Renato
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10 de junho de 2015 às 21:07 #2943RodolfohernParticipante
Ok, desculpe a confusão. Obrigado pelos esclarecimentos e pode desconsiderar a pergunta sobre os navios VMAX.
Sdd.
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10 de junho de 2015 às 21:08 #2944RodolfohernParticipante
Sds*
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18 de agosto de 2015 às 07:40 #3053jiboiaEspectador
Acredito que a duvida de Rodolfohern se refere ao seguinte excerto contido no SHFTM:
“These ships are designed with an unusually WIDE BEAM for their length to maximize carrying capacity. (…) All other factors being equal, increasing a vessel’s length-to-beam ratio in this manner reduces the ship’s directional stability” (p. 239)
Realmente, se observarmos a pág.20, o comentário é diametralmente oposto ao comentado no inicio do livro: “It is apparent then that directional stability (…) Becomes more POSITIVE as length increases”.
Não sei se é um erro, mas pareceu à primeira vista.
Acho que o importante é ficar atento se o examinador cobrar o mesmo termo traduzido utilizado pelo livro (“in this manner”). -
19 de agosto de 2015 às 13:16 #3055Sierra PilotsMestre
Pessoal,
De fato, esta frase do Shiphandling está incorreta.
O correto seria “…All other factors being equal, increasing a vessel’s beam-to-length ratio OU decreasing a vessel’s length-to-beam ratio in this manner reduces the ship’s directional stability”.
Vejam que na página seguinte (240), ele acerta, dizendo: “Unfortunately, increasing the beam relative to the vessel’s length reduces the length-to-beam ratio (L/B) and decreases its directional stability”.
O que vale é entender que aumentando o comprimento do navio (em relação à largura/boca), aumenta-se sua estabilidade direcional e vice-versa.
Sds.
Renato
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