Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Parar o navio em águas rasas

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    • #2885
      Rodolfohern
      Participante

      Olá Fábio/Renato,

      ao realizar a manobra teste de meia força atrás para parar o navio com seguimento de 6 nós adiante, com leme ao meio o avanço, no material consta que “na prática, em águas rasas ou profundas o avanço (distância) é quase o mesmo”. Contudo logo nos slides adiante consta que o em águas rasas “demora mais para perder velocidade e o seguimento fica por mais tempo e extenso”.
      Não parece contra intuitivo? Uma citação não contradiz a outra?

    • #2900

      Olá Rodolfo,

      São duas situações distintas:

      1) Parar o navio com máquinas atrás
      Neste caso, de acordo com a bibliografia, não existe grandes diferenças entre águas rasas e profundas.

      2) Deixar o navio parar sem uso de máquinas (ou coasting)
      Aqui não estamos usando máquinas atrás. Esta é a visão prática do autor.

      Sds.

      Renato

      • Esta resposta foi modificada 9 anos, 4 meses atrás por Sierra Pilots.
    • #2923
      Rodolfohern
      Participante

      Obrigado Renato.

      A consideração sobre perda de velocidade também é sem dar uso de máquinas? Pois não cita nada no texto do quadro.

      Outra dúvida, não entendi qual a posição do PNA quanto a perda velocidade, o livro também concorda que em águas rasas demora mais para perder velocidade ou o PNA é contra?

    • #2931

      Olá Rodolfo,

      Isso, perda de velocidade sem uso de máquinas.

      O PNA em si possui contradição quanto à distância de parada em águas rasas com uso de máquinas. Em relação à parada sem uso de máquinas, o PNA não faz comparação com águas rasas.

      Sds.

      Renato

    • #2936
      Rodolfohern
      Participante

      Ok. Obrigado pelos esclarecimentos.

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