Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Pivot Point x Centro de Pressões

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    • #3415
      otimoneiro
      Espectador

      Olá, pessoal…

      estava estudando o Tug Use in Ports e vi uma afirmação que acabei ficando na dúvida.

      É que o livro fala (erroneamente, como já dito em outros tópicos aqui do fórum) que navios mais bojudos (menor relação L/Boca) possuem Pivot Point mais a ré.

      Na verdade, sabe-se que é um ponto de incorreção do livro. Quanto mais boca, temos um PP mais a vante.

      Entendo que nesses casos, com menor estabilidade direcional (ou uma estabilidade mais negativa), temos um maior drift angle, levando o PP mais a vante.

      Ou seja, maior drift angle, mais a vante o PP.

      Já em relação ao Centro de Pressões, o TUIP afirma que “The smaller the angle between incoming water flow and tug’s head ing the more forward the centre of pressure lies.”

      Ou seja, maior drift angle, mais a ré o Centro de Pressões.

      É isso mesmo? Ou estou interpretando equivocadamente?

      Valeu.

    • #3421
      fabio
      Mestre

      Sim, a tradução é essa mesmo que voce interpretou. Mas Pivot Point é uma coisa, Centro de Pressão é outra. Não entendi se voce está tentando estabelecer uma relação entre os dois, ou se está confundindo um com o outro.

    • #3422
      otimoneiro
      Espectador

      Sim, sim…

      Não confundi um com o outro não!

      Só queria fazer essa relação, pois logo que li o livro falando que com maior drift angle o centro de pressões iria para ré, achei um pouco estranho.

      Mas, é isso aí…

      Obrigado.

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