Home 2022 Fóruns Meteorologia Integrada Processo Adiabático

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2825
      Rodolfohern
      Participante

      Segundo o material o processo adiabático (troca de estado de H2O) não há troca térmica com o meio ambiente”. Contudo, no mesmo slide durante a explicação da variação entre a taxa adiabática saturada e a taxa adiabática seca, o material diz que com a ascensão da massa de ar fresca e quente é “desencadeada a condensação e, portanto, a liberação de calor latente”. Entendo que esta liberação de calor aconteceu ao meio ambiente e este é o motivo das taxas adiabáticas serem diferentes. Se faz sentido a minha explicação, então o processo adiabático há ou não troca de térmica com o meio ambiente?

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #2830
      fabio
      Mestre

      Um processo adiabático nesse caso é o que ocorre sem troca de calor com a massa de ar externo à coluna de ar ascendente. A massa de ar dentro da coluna varia de temperatura apenas por causa da queda de pressão e condensação dela mesma.

      A razão adiabática úmida é menor por causa do calor liberado pela condensação.

    • #2831
      Rodolfohern
      Participante

      Então há troca de calor sensível entre a coluna de ar ascendente e o ambiente? Justificando a razão adiabática úmida menor.

    • #2832
      fabio
      Mestre

      Não, sistema adiabático é justamente por que a massa de ar dentro da coluna de ar ascendente não troca calor com a massa de ar externa (ambiente).
      A razão adiabatica úmida é menor por que as particulas de água dentro da massa de ar ascendente passam a liberar calor ao se condensarem. Portanto, matemáticamente falando, a massa de ar ascendente é um conjunto que contém as particulas de água em condensação. Esta troca de calor entra água e ar dentro da coluna ascendente é o proprio sistema adiabático.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.