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    • #5113
      Gustavo Santos
      Participante

      Analise as afirmativas abaixo:
      (I) em costas rochosas, a linha de igual profundidade de 20 (vinte) metros constitui outra chamada de atenção, especialmente para navios de maior calado.
      (II) ao navegar ao longo da costa, o navegante deve ter em mente que a velocidade reduzida em cerração é
      considerada pelos tribunais como sendo “a velocidade que permite a um navio, depois de avistar outro que
      venha sobre ele, guinar com segurança, segundo as regras do RIPEAM, para evitar um abalroamento”.
      (III) os balizamentos de utilização restrita, estabelecidos, mantidos e operados por particulares, quando
      localizados em áreas hidrografadas, não têm suas alterações divulgadas em “Aviso aos Navegantes”.
      (IV) exceto em cartas de portos que tenham sido levantados com detalhes, a linha de igual profundidade de 10 (dez) metros deve ser considerada como linha de precaução ou perigo, devido à possibilidade de existência de irregularidade no fundo não conhecida.
      De acordo com o Roteiro e com as Normas da Autoridade Marítima para a Sinalização Náutica (NORMAM-17/DPC), assinale, a seguir, a opção correta:
      (a) as afirmativas I), II) e IV) são falsas
      (b) as afirmativas II), III) e IV) são verdadeiras
      (c) as afirmativas I), III) e IV) são verdadeiras
      (d) as afirmativas I) e III) são falsas
      (e) as afirmativas II) e IV) são falsas

      Eu não encontrei a resposta para essa questão nem no RIPEAM, nem na NORMAM 17. Poderia me mostrar onde está?

      Obrigado.

    • #5115
      fabio
      Mestre

      Gustavo,
      Comecei a procurar, e já achei 3 no Roteiro, pag 07:

      Linhas de igual profundidade – Exceto em cartas de portos que tenham sido levantados com
      detalhes, a linha de 10 metros deve ser considerada como linha de precaução ou perigo, devido à
      possibilidade da existência de irregularidade no fundo não conhecida. Em levantamentos gerais da costa
      e de portos pouco frequentados, as necessidades da navegação não exigem o grande gasto de tempo que
      seria necessário para um levantamento detalhado.
      Em costas rochosas, a linha de 20 metros constitui uma outra chamada de atenção, especialmente
      para navios de maior calado. pg 07

      Balizamentos de uso restrito – Em algumas áreas, geralmente canais de acesso a terminais
      particulares ou a fundeadouros de Iates Clubes, a Diretoria de Hidrografi a e Navegação pode autorizar o estabelecimento de balizamentos de uso restrito. Estes balizamentos não têm suas alterações divulgadas por Avisos aos Navegantes nem Avisos-rádio náuticos, havendo sempre uma Nota de Precaução nas cartas. pg 10

      A do RIPEAM, incorreta, está na Regra 06, que não fala nada de Tribunal Maritimo:

      Cada embarcação deverá navegar permanentemente a uma velocidade segura,
      de forma a lhe possibilitar a ação apropriada e eficaz para evitar abalroamento, bem
      como para ser parada a uma distância apropriada às circunstâncias e condições
      predominantes

    • #5116
      Gustavo Santos
      Participante

      Obrigado, Fabio. Eu desconhecia esta publicação. Mais uma pra lista então.

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