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Marcado: PNA, resistance, trim effects
- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 12 meses atrás por fabio.
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29 de dezembro de 2017 às 19:03 #5233modesto908Espectador
Boa tarde. No simulado realizado no início do mês, fiquei com dúvida na assertiva (II) da questão 33: “O aumento de trim pela popa torna a resistência total por unidade de deslocamento maior nos navios em lastro.”
Essa afirmativa foi considerada verdadeira. Eu marquei sendo falsa.
Na p. 42 do PNA vol II: “In ballast condition, AT LEVEL TRIM…the total resistance per unit of displacement will be greater…”
Por essa passagem eu entendo que com a embarcação COMPASSADA, em lastro, terá uma Rt/deslocamento maior.
No parágrafo seguinte, mesma página: “In ballast condition it is usually necessary to carry considerable trim by the stern in order to ensure adequate immersion of the propeller, and this will have similar effects to those stated in the foregoing-HIGHER RESISTANCE AT LOW SPEEDS, LESS AT HIGH SPEEDS.”
Por essa passagem eu entendo que a semelhança de uma embarcação em lastro com trim pela popa e outra em lastro compassada, se dá apenas no fato de ter maior resistência a baixas velocidades e menor resistência a altas velocidades. Na minha interpretação, toda aquela conversa de maior Rf/deslocamento, menor resistência residual, etc… não se aplicaria. Ou pelo menos, não é deixado muito claro pelo autor a existência desses efeitos na embarcação em lastro com trim pela popa.
Gostaria de saber se há algum erro conceitual no meu entendimento ou se é apenas uma diferença na interpretação das passagens.
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30 de dezembro de 2017 às 13:07 #5234fabioMestre
Modesto,
Houve uma questão semalhante na prova de 2006. Minha interpretação, baseada no trecho do livro abaixo mancionado:
“II – In general, except in high-speed ships, the total resistance per unit of displacement will be greater …
In ballast condition it is usually necessary to carry considerable trim by the stern in order to ensure adequate immersion of the propeller, and this will have similar effects to those stated in the foregoing—higher resistance at low speeds, less at high speeds. pg 42”– Navios em lastro é um termo que se aplica na prática a navios cargueiros, que não atingem altas velocidades, portanto ignore a parte de redução da resistência em altas velocidades, isso na prática não vai acontecer, e o autor assume que o leitor sabe disso, portanto não se dá o trabalho de esclarecer este ponto.
– Posto isso, observe que a frase lhe oferece apenas uma variável, o trim. Como o deslocamento não muda, resistência total por unidade de deslocamento é a mesma coisa que resistência total nesse caso.
– Se voce concorda com os 2 pontos acima, torna-se evidente que aumentar o trim pela popa vai aumentar a resistência.
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