Enquanto negociava uma ultrapassagem no canal de acesso ao porto, o prático do navio alcançado fez as seguintes considerações para decidir sobre as condições de aceitá-la.
I- O navio alcançador é quem está sujeito as maiores forças hidrodinâmicas de atração durante a ultrapassagem .
II- Dobrando a distância transversal entre os navios, as forças de atração ficariam reduzidas em mais de 50%
III- Dobrando a velocidade do encontro, as forças seriam aumentadas em mais que o dobro.
IV- A posição de máxima força de atração se dá quando a meia nau das embarcações está pelo través uma da outra.
V – Há um posição crítica durante a ultrapassagem na qual o efeito do leme se soma as forças de atração, conduzindo à situacão de maior risco de abalroamento no encontro. Essa posição em geral coincide com a posição de máxima atração hidrodinâmica.
De acordo com o PNA , estão corretas as seguintes afirmações apenas:
a) III e IV.
b) III, IV e V.
c) I, II e IV.
d) I, II e V.
e) II, III.
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