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- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 9 meses atrás por pirata.
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7 de maio de 2014 às 17:27 #1956fabioMestre
Enquanto negociava uma ultrapassagem no canal de acesso ao porto, o prático do navio alcançado fez as seguintes considerações para decidir sobre as condições de aceitá-la.
I- O navio alcançador é quem está sujeito as maiores forças hidrodinâmicas de atração durante a ultrapassagem .
II- Dobrando a distância transversal entre os navios, as forças de atração ficariam reduzidas em mais de 50%
III- Dobrando a velocidade do encontro, as forças seriam aumentadas em mais que o dobro.
IV- A posição de máxima força de atração se dá quando a meia nau das embarcações está pelo través uma da outra.
V – Há um posição crítica durante a ultrapassagem na qual o efeito do leme se soma as forças de atração, conduzindo à situacão de maior risco de abalroamento no encontro. Essa posição em geral coincide com a posição de máxima atração hidrodinâmica.
De acordo com o PNA , estão corretas as seguintes afirmações apenas:
a) III e IV.
b) III, IV e V.
c) I, II e IV.
d) I, II e V.
e) II, III.- Este tópico foi modificado 8 anos, 9 meses atrás por Sierra Pilots.
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7 de maio de 2014 às 17:31 #1957fabioMestre
I- O navio alcançador é quem está sujeito as maiores forças hidrodinâmicas de atração durante a ultrapassagem .
II- Dobrando a distância transversal entre os navios, as forças de atração ficariam reduzidas em mais de 50%
III- Dobrando a velocidade do encontro, as forças seriam aumentadas em mais que o dobro.
IV- A posição de máxima força de atração se dá quando a meia nau das embarcações está pelo través uma da outra.
V – Há um posição crítica durante a ultrapassagem na qual o efeito do leme se soma as forças de atração, conduzindo à situacão de maior risco de abalroamento no encontro. Essa posição em geral coincide com a posição de máxima atração hidrodinâmica.
resposta : a
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10 de maio de 2014 às 11:03 #1962MitranoParticipante
Fabio, na consideração IV diz que a posição de máxima força se dá quando a meia nau das embarcações está pelo través uma da outra, entretanto o PNA coloca que a máxima força se dá quando a separação beam-to-beam é de 15,5m e “very close to the fully abeam position 4″(position 4 = meia nau pelo través). Ou seja, não seria exatamente pelo través, mas bem próximo. Essa questão não deveria ser considerada errada?
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11 de maio de 2014 às 18:44 #1964fabioMestre
Rafael,
Creio que um examinador da marinha consideraria a expressão ” very close to the fully abeam position” com simplesmente pelo través. No entanto voce tem razão ao questionar a exatidão do enunciado, apenas acredito que numa situação real de prova a frase seria considerada correta, pois a direção “pelo través”, para um marítimo, não carrega tamanha exatidão, podendo ser qualquer coisa bem próxima dos 90º relativos .
Outra coisa importante, o PNA fala sobre um teste entre modelos num tanque de prova, o enunciado fala sobre navios geréricos, são formas diferentes, e portanto não se pode afirmar que a frase está incorreta. Entenda como é difícil simular uma prova real, e coloque-se no lugar do examinador quando houver uma linha tênue entre o que voce considera certo e errado.
Fabio
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13 de maio de 2014 às 19:41 #1967MitranoParticipante
Entendo sua colocação, mas a gente sempre fica com receio das pegadinhas, por isso q perguntei.
Valeu!
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25 de março de 2016 às 17:54 #3558otimoneiroEspectador
Fábio, você poderia dizer qual o erro do item V?
Confesso que não entendi.
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27 de março de 2016 às 07:32 #3579pirataParticipante
Timoneiro,
Acho que essa eu consigo responder. Essa questão parece que foi tirada da figura 113 do PNA, nela reparamos que a maior força de atração ocorre quando os navios estão quase de través, e no texto, na página 289, o autor fala que o maior risco de colisão ocorre nas posições 3 e 5, que são um pouco antes e um pouco depois da posição de través, visto que nessa situação o navio tem um momento para dentro junto com a força de sucção. Da uma olhada no gráfico que dai fica mais claro!
Fabio tenho uma outra dúvida,
O navio alcançado sofre maiores forças de atração, isso é válido seguindo a figura 113 do PNA. Porém lendo o texto do livro reparei que nesse experimento, em que foi elaborado o gráfico, o navio alcançado tem menor dimensão que o alcançador. Portanto numa condição de dois navios idênticos os efeitos hidrodinamicos não seriam da mesma magnitude?Sds
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27 de março de 2016 às 10:40 #3582fabioMestre
Pirata, não sei, não tem nenhum artigo acadêmico comprovando ou mencionando isso. Eu chutaria que sim, mas isso não importa. O que importa é somente o que está escrito.
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29 de março de 2016 às 06:51 #3589pirataParticipante
Exatamente, só havia ficado com curiosidade mesmo! Obrigado!
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