O rebocador DAVID é uma réplica idêntica de ABROLHOS em menor escala , 10% menor em todas as dimensões lineares. Ambos navegam em formação, no mesmo rumo, a uma velocidade no GPS de 9 kts, numa área onde sopra um vento natural de 9 kts pela popa, aos 180 graus relativos. Não podemos afirmar sobre o vento observado a bordo das embarcações que :
a) Se não houvesse vento natural, o gradiente de vento medido nos rebocadores em função da altitude seria igual.
b) Se as velocidades dos rebocadores fossem diferentes em 50% , e o vento natural atuasse em ambos pelo mesmo ângulo perpendicular ao rumo , o gradiente de vento medido a bordo em função da altitude ainda assim seria diferente.
c) Com vento natural de través , a magnitude da força do vento sobre os rebocadores seria menor em DAVID em qualquer velocidade igual para ambos.
d) O Heading coefficient de DAVID será menor que o de ABROLHOS para vento aparente pela proa.
e) Se o centro de pressão do vento estiver na metade do comprimento entre perpendiculares em ABROLHOS, também estará na metade do comprimento entre perpendiculares em DAVID, que tem comprimento 10% menor.
-
Este tópico foi modificado 8 anos, 9 meses atrás por Sierra Pilots.