Home 2022 › Fóruns › Quiz Engine – Questões e Exercícios › Questão PNA Propulsion – Teoria do Momentum
- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 4 meses atrás por fabio.
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14 de maio de 2014 às 22:42 #1969ajgurgelParticipante
Fábio e demais,
criei a seguinte questão sobre o assunto abordado na última aula.O navio mercante Ciaba, após 14 dias de navegação oceânica, aguarda o embarque de prático para realizar uma navegação interior de 2 dias pelo rio Amazonas até o porto de Manaus. Ao navegar pelo Rio Amazonas o comandante manteve a mesma velocidade de cruzeiro que vinha navegando em mar aberto. Considerando a que Velocidade de Avanço (Va) do propulsor também se manteve constante, o que podemos afirmar sobre a eficiência propulsiva, de acordo com os conceitos abordados no PNA sobre a teoria do momentum?
a) A eficiência do propulsor diminui quando o navio está navegando dentro do rio.
b) A eficiência do propulsor aumenta quando está navegando dentro do rio.
c) A eficiência do propulsor não sofre alteração, visto que a velocidade de avanço (Va) do propulsor permanece a mesma.
d) Nada se pode afirmar, pois não foi informado que tipo de ship machinery o navio possui, uma vez que a eficiência do propulsor está diretamente ligada ao tipo motor utilizado.espero não ter viajado…
Um Abraço,
Antônio.- Este tópico foi modificado 8 anos, 7 meses atrás por Sierra Pilots.
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16 de maio de 2014 às 17:07 #1970ajgurgelParticipante
ninguém arrisca?
Eu marcaria (A)
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20 de maio de 2014 às 21:52 #1977fabioMestre
Antonio,
Por que a eficiencia diminui? voce não falou nada sobre correnteza, seria isso?
Segundo a teoria do momentum, a eficiencia só muda se mudar o coeficiente de carga.-
20 de maio de 2014 às 22:24 #1984ajgurgelParticipante
Fábio,
a ideia era trabalhar com as relações dadas na teoria do momentum. Ct (coef. de carga), Va (velocidade avanço) e a eficiência.
Amarrei no enunciado que Va não variou. Como é o mesmo navio, então (Ao) é o mesmo.
Então ao passar de navegação oceânica para navegação em rio, teríamos a variação na densidade da água, o que altera o Ct e consequentemente a eficiência.
Acredito que a variação é mínima, mas em tese, de acordo com as relações desta teoria, tenderia a diminuir…
safaria por aí trabalhando apenas com o enunciado…
Se tiver algum furo nessa linha de pensamento fala aí..
Não tinha pensado na corrente…
a corrente do rio atuando no propulsor, considerando o navio subindo o rio, acho que tal corrente seria benéfica para o leme, mas quanto ao propulsor fiquei na dúvida… a corrente tente a aumentar o slip, o que diminui Va e consequentemente a eficiência? Mas aí já seria a teoria do blade element of screw …Se puder clarear este ponto..
Abs,
Antônio.
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22 de maio de 2014 às 08:30 #1988fabioMestre
Antonio,
Voce tem razão quanto a densidade, mas creio que o examinador teria que mencionar algo a respeito dela. Quando o PNA não fala nada sobre uma variável, entende-se que ela permaneceu igual. A rigor voce está correto no raciocínio, mas acho que está muito além do que a banca examinadora arriscaria numa prova teste.
Manda a próxima!
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