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    • #3412
      pirata
      Participante

      Boa noite caros, segue mais uma dúvida:

      “Clique no rebocador que representa um trator reverso onde ele é mais eficiente comparado aos demais tipos azimutais”

      Aparece uma figura com um navio com seguimento a vante de 5 nós, um rebocador na proa do navio com cabo na sua proa (método europeu) e outro na bochecha de bombordo no pushpull com o cabo na proa tbm.

      Correta é o rebocador na bochecha e a justificativa é a seguinte: “When operating at the ship side these tugs are very effective at speed. Although this type of tug is also used for towing on a line, as a forward tug it will not be effective in steering ships having headway. The tug has to move astern and its towing point lies at the fowardmost end of the tug, giving a similar decrease in steering efficiency when speed increases as with a tractor tug.”

      Fiquei um pouco em dúvida sobre a justificativa. Para mim o rebocador na proa tem a mesma eficiencia que um trator azimutal e, penso eu, que o da bochecha pode ser mais eficiente que o trator azimutal devido o formato da carena estar “mais alinhado” com o fluxo que o trator reverso.

      Mas isto não esta no livro/justificativa, por isso fiquei em dúvida. Alguém poderia me explicar o raciocinio?

    • #3449
      fabio
      Mestre

      Pirata,

      A questão fala em eficiência. Essa é o palavra chave. O que quer que isso signifique, a questão relaciona eficiência, posicionamento, e velocidade.

      O livro fala que ambos os tratores ( reverso ou normal ) são ineficientes para operar com velocidade no modo towing on a line . Na sequência o livro fala que o trator é eficiente no costato. Ponto final, dentro do universo permitido na prova de praticagem, não resta dúvida que das duas opções, a do costado é “mais eficiente”, seja lá o que ele queira dizer com isso. ( eficiência é um conceito relativo )

      “When operating at the ship side these tugs are very effective at speed. Although this type of tug is also used for towing on a line, as a forward tug it will not be effective in steering ships having headway. The tug has to move astern and its towing point lies at the fowardmost end of the tug, giving a similar decrease in steering efficiency when speed increases as with a tractor tug.”

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